15/08/2021 às 17h52min - Atualizada em 15/08/2021 às 17h52min

Prefeitura finaliza etapa de oficinas para construção do Plano Municipal de Saúde

a hora alagoas
Atividade desta sexta-feira reuniu segmento dos trabalhadores e de áreas estratégicas da Saúde. Foto: Divulgação

Construído de forma participativa, documento reunirá as diretrizes e metas a serem executadas pela saúde municipal no período de 2022 a 2025

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou, nesta sexta-feira (13), no auditório da Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), a etapa de realização das oficinas distritais para o levantamento das necessidades e prioridades a serem atendidas dentro do Plano Municipal de Saúde. O documento reúne as diretrizes e metas a serem executadas pela saúde municipal no período de 2022 a 2025.

Esse levantamento foi feito junto a usuários, trabalhadores e áreas técnicas da gestão municipal de Saúde, por meio de quatro oficinas descentralizadas, possibilitando a construção coletiva e participativa do documento, que norteia as políticas públicas a serem efetivas pelo município nessa área.
 

“Nos encontros, tivemos uma adesão significativa desses públicos, colocando em evidência o que ainda é necessário fazer e o que precisa ser aprimorado para que a assistência em saúde seja efetivamente acessível à população. Ao final desse processo, o Plano será o principal instrumento da gestão para tornar realidade o SUS que a população quer”, ressaltou a coordenadora de Análise de Situação de Saúde da SMS, Quitéria Ferreira, que atuou como facilitadora nas oficinas.

Neste último encontro, foram reunidas as demandas e propostas dos trabalhadores do 3º, 4º, 6º e 7º Distritos de Saúde, entre eles, agentes comunitários de saúde (ACS), médicos, auxiliares e técnicos administrativos e de Enfermagem, psicólogo e assistentes sociais, entre outros. Participaram ainda técnicos da equipe gestora e representantes de áreas estratégicas, como Ouvidoria do SUS, Coordenação dos Distritos Sanitários, Planejamento em Saúde, e Diretoria de Atenção à Saúde.

Concluída a fase das oficinas, a próxima etapa é reunir essas informações e definir um planejamento em saúde. Na próxima quarta-feira (18), esse exercício será feito pelas áreas técnicas e de Controle Social, no auditório do Senac, no Poço. Em seguida, no dia 31/08, caberá à gestão a conclusão do processo, com a apresentação das metas para validação do documento, seguindo então para apreciação do Conselho Municipal de Saúde e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp