22/08/2021 às 08h12min - Atualizada em 22/08/2021 às 08h12min

Em Maceió, SMTT alerta para estacionamentos irregulares em terminais e pontos de ônibus

Ação visa alertar os maceioenses para os prejuízos dessa prática

- Ascom SMTT
http://www.maceio.al.gov.br/

Agentes de trânsito e fiscais de transportes atuaram em diversos pontos da capital, nesta sexta-feira (20), para verificar estacionamentos irregulares em terminais e pontos de ônibus. O objetivo da ação, que percorreu os bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Pajuçara e Farol, é conscientizar sobre a importância do respeito aos espaços que são destinados ao transporte público.

 

As equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) presenciaram dez condutores estacionados nesses espaços. A infração é considerada grave, no valor de R$ 130,00, e quatro pontos na carteira, além da remoção dos veículos. Mesmo na ausência de sinalização que delimita o início e término da proibição de estacionamento, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece o espaço de dez metros antes e depois da placa de parada de ônibus.

Durante a ação fiscalizatória, 32 autuações foram realizadas. Licenciamento e irregularidades no Gás Natural Veicular (GNV) foram as principais infrações detectadas.

 

 
 
Veículos estacionados irregularmente foram removidos ao pátio de armazenamento. Foto: SMTT

 

“Essa operação foi pensada a partir de depoimentos e reclamações de motoristas de ônibus que recebemos no dia a dia. Sendo assim, organizamos a ação para coibir as irregularidades e proporcionar maior fluidez nas viagens das linhas de ônibus”, destacou o superintendente, André Costa.

A diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle, acrescenta o quanto uma ação desse tipo também tem um papel educativo. “Buscamos chamar a atenção dos cidadãos para a importância de se colocar no lugar do outro. Muitas vezes, um estacionamento irregular atrasa o ônibus em um tempo considerável, ou prejudica o acesso de um cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida”, disse Paula Isanelle.

 

 
 
Durante as abordagens, condutores foram instruídos sobre a prática irregular. Foto: SMTT

 

O órgão municipal tem atuado para que o serviço de transporte público tenha mais qualidade para os maceioenses, com ações direcionadas para que as empresas prestem o atendimento conforme previsto em contrato. Além de alertar sobre o papel dos demais condutores quanto a importância de respeitar os espaços destinados aos coletivos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp