26/08/2021 às 17h57min - Atualizada em 26/08/2021 às 17h57min

COM VACINAÇÃO DE ADOLESCENTES E PROFESSORES, SOCIOEDUCANDOS DE AL RETORNAM ÀS AULAS PRESENCIAIS

Rotina escolar nas unidades de internação foi modificada para atender aos protocolos sanitários

- Everton Dimoni
https://alagoas.al.gov.br/

Adolescentes e jovens atendidos pelo Sistema Socioeducativo de Alagoas retornaram às aulas presenciais após um ano e cinco meses de paralisação por causa da pandemia. A retomada acontece após a imunização completa dos socioeducandos e profissionais da Educação, que também já estão protegidos com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Em Alagoas, o público socioeducativo é assistido pela Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos, que paralisou as atividades presenciais em março de 2020 como medida restritiva de enfrentamento ao novo coronavírus. O cronograma letivo foi, então, implementado com atividades remotas até o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino.

Para a estudante do ensino médio L.E.S.S., de 20 anos, a retomada traz novo ânimo para as meninas da Unidade de Internação Feminina, que fica no bairro da Serraria, em Maceió. Ela conta que a turma comemorou o retorno das atividades presenciais e comenta a importância do estudo para o desenvolvimento pessoal e a conquista de novos objetivos.

“É gratificante voltar à sala de aula, poder tirar dúvidas e discutir pessoalmente com o professor. Todas ficamos muito felizes com o retorno, pois sabemos que precisamos estudar para evoluir como pessoa e conquistar nossos sonhos no futuro. Já estou ansiosa para a aula de hoje”, disse a adolescente.

A gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Cassia Moreno, ressalta que a educação é a base da medida socioeducativa e que a didática “corpo a corpo” é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

“A essência da educação precisa ser corpo a corpo, acontecer todos os dias e de forma continuada. Estamos de volta ajustando o cronograma para que o ano letivo seja continuado, porque quando o movimento educacional está presente na rotina do jovem ou do adolescente, faz toda diferença para o seu desenvolvimento”, afirmou.

Para regularizar a situação escolar dos socioeducandos, a equipe pedagógica da Sumese iniciou o processo de busca ativa por documentação com visitas domiciliares em Maceió e em cidades do interior. O projeto “Aluno envia” tem ajudado as famílias em situação de vulnerabilidade social que têm dificuldade de encaminhar documentos e efetivar a matrícula do docente, além de encaminhar a documentação dos egressos a seus domicílios.

“Nós vamos à casa do socioeducando e conversamos com os seus familiares para reunirmos toda a documentação escolar. Então a gente prepara a pasta do aluno para que, após o cumprimento da medida, ele leve consigo todo o registro para dar continuidade à sua formação escolar após o cumprimento da medida”, explica Cássia Moreno.

Cuidados sanitários

A rotina escolar dentro das unidades de internação foi modificada e a retomada das aulas segue todos os cuidados sanitários para prevenção à Covid-19. As medidas incluem o uso de máscara de proteção, distanciamento social entre alunos e professores, higienização constante das mãos e sanitização das salas de aula.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp