26/08/2021 às 18h09min - Atualizada em 26/08/2021 às 18h09min

Grupo que atuava na compra e venda de diplomas é alvo da PF; eles teriam agido em AL

Suspeitos teriam agido em vários estados do país, conforme investigações, que ainda estão em andamento

- Jamylle Bezerra, com Assessoria
gazetaweb
Grupo que atuava na compra e venda de diplomas é alvo da PF
Um grupo criminoso que teria atuado em vários estados do Brasil, inclusive em Alagoas, foi alvo, esta semana, de uma operação da Polícia Federal no estado do Pará. Os envolvidos são suspeitos de atuar na compra e venda de revalidação de diplomas.
 

Batizada de Operação Academus, a ação cumpriu três mandados de busca e apreensão. O grupo criminoso seria suspeito de oferecer revalidação de diplomas de cursos de mestrado e doutorado realizados no exterior (principalmente cursos realizados no Paraguai).

Segundo a PF, eles afirmavam que os diplomas seriam revalidados por instituições credenciadas pelo MEC em outros estados, por meio de convênios, como, por exemplo, com o Estado de São Paulo.

A investigação apontou que os envolvidos atuaram em outros estados da federação, como Alagoas, Mato Grosso, Pará, Piauí, Maranhão, sempre usando o mesmo modus operandi.

Caso confirmada a hipótese criminal, os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal), falsificação de documento público (art. 297 do Código Penal), estelionato (art. 171 do Código Penal), entre outros.

As investigações seguem em andamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp