02/09/2021 às 15h03min - Atualizada em 02/09/2021 às 15h03min

TELEATENDIMENTO 190 É AMPLIADO E O NÚMERO DE LIGAÇÕES ATENDIDAS AUMENTA 85% EM UM MÊS

- Jean Albuquerque
https://alagoas.al.gov.br

O Teleatendimento RB/Copom 190, operado pelo programa Ronda no Bairro, registrou um aumento de  85,32% no número de ligações atendidas em um mês. Os dados  são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que faz o monitoramento das estatísticas e ocorrências e são relativos ao mês de julho.

As equipes são responsáveis pelo trabalho 24 horas por dia para garantir agilidade nas operações policiais em Alagoas. Ao todo são 64 agentes e 5 oficiais que prestam o serviço na sede do Centro de Operações Policiais (Copom), no Centro da Capital.

 

A partir das ligações recebidas, as guarnições da Polícia Militar são acionadas nas ruas para o atendimento aos casos. Além de quase dobrar o número de ligações atendidas, também houve aumento no número de ocorrências finalizadas, que passou a ser de 76,12% no mesmo período.

 

Entre as 10 ocorrências mais atendidas, no comparativo entre um mês e outro, destacam-se os casos de violência contra a mulher, enquadrados na Lei Maria da Penha, que chegaram a 131%. Além de 112% das chamadas sobre perturbação do sossego ou trabalho alheio; 62% nas ocorrências de abordagem de pessoa em atitude suspeita; 102% nos crimes de ameaça; 77%  nos crimes de roubo; 23%  nas ocorrências sem ilicitude e em 4% as ligações para resgate de animal. 

Por outro lado, houve queda em 70% nas chamadas sobre a infração de medidas sanitária preventivas. 

Já em relação às chamadas por dia da semana, o domingo se destaca por ter 8.786 denúncias de perturbação do sossego ou trabalho alheio, durante todo o mês. A mesma infração é registrada em maior número entre 0h às 6h. 

CAPACITAÇÃO - O ótimo resultado dos agentes do Ronda no Bairro é fruto da capacitação e o auxílio dos policiais já experientes nos primeiros dias de atividade. Além de ampliar o atendimento, a sociedade ganhou mais 22 militares, que antes se ocupavam com o teleatendimento e, agora, voltam às ruas para o trabalho de policiamento. 

“A gente tá obtendo êxito em todo o processo do atendimento. Melhorou a eficiência do serviço, já que o 190 ganhou mais quatro mesas de operação e, com isso, é a sociedade a maior beneficiada”, garante o agente Gomes. 

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, ressalta a importância do trabalho desenvolvido. “Mais um avanço no Programa Ronda no Bairro. Os nossos colaboradores foram treinados e capacitados para melhor atender a sociedade alagoana. Volto a repetir: o teleatendimento é a porta de entrada de todos os serviços importantes que a Polícia Militar desenvolve e ele tem que ser eficiente”, destaca. 

 

EXPANSÃO - Para o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, os resultados registrados refletem exatamente essa eficiência. “Com o novo Teleatendimento RB/Copom estamos não só monitorando melhor as ocorrências, como atendendo as chamadas de forma efetiva, já que ampliamos o serviço. Por isso, essa experiência, a partir desse momento, pode ser expandida para outros municípios. Já falei com o governador Renan Filho e nós iremos substituir os nossos policiais do teleatendimento em todo o estado de Alagoas. Destaco, ainda, a parceria de sucesso entre a SSP e a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev)”, ressaltou.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp