17/11/2021 às 14h56min - Atualizada em 17/11/2021 às 14h56min

GOVERNO PRESENTE: OBRAS, SERVIÇOS E ENTREGAS PARA 13 MUNICÍPIOS DA REGIÃO E LITORAL NORTE DE AL A PARTIR DESTA QUINTA (18)

Programa realizado pelo Governo de Alagoas deve atender até 30 mil pessoas entre os dias 18 e 20 de novembro; iniciativa promove interiorização do desenvolvimento no estado

- Wellington Santos
https://alagoas.al.gov.br/

O Governo Presente está de volta. A nova edição do programa promovido pelo Governo de Alagoas para interiorizar o desenvolvimento no estado será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro e beneficiará 13 municípios da Região e do Litoral Norte. Sob coordenação do Gabinete Civil, as localidades vão receber, simultaneamente, uma série de inaugurações, entregas de equipamentos e mutirões de serviços gratuitos promovidos pelo Governo do Estado. A expectativa é de que sejam atendidas mais de 30 mil pessoas nos três dias de evento.

Com avanço da vacinação e significativa melhora dos indicadores relacionados à Covid-19 no estado, o Executivo retoma o Governo Presente com as devidas medidas de prevenção sanitária, como o respeito aos protocolos de distanciamento social, utilização de máscaras e higienização das mãos.

 

 

Na 10ª edição do Governo Presente, realizada em outubro de 2019 em nove municípios do Agreste alagoano, o atendimento à população ultrapassou a casa dos 42 mil atendimentos. Dessa forma, a iniciativa – somadas às nove edições anteriores do Programa e que tem levado cidadania a milhares de alagoanos desde 2015 –já atendeu cerca de 230 mil pessoas.

“Este é um governo preocupado em interiorizar o desenvolvimento do Estado e que coloca em ação no Programa Governo Presente um de seus principais pilares, o da proximidade. Retomamos esta ação verificando também a preocupação com a saúde das pessoas, dos alagoanos, sem esquecermos de tomar as precauções ainda necessárias com a pandemia, depois de dois anos de paralisação”, destacou o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias.

PROGRAMAÇÃO

Programa CRIA – Criança Alagoana

A assistência governamental à primeira infância para famílias que vivem na pobreza ou extrema pobreza ganhou contornos inéditos em Alagoas com a criação do Programa CRIA – Criança Alagoana.

Uma das novidades dessa edição do Governo Presente é a realização do cadastro do Cartão CRIA – considerado o maior programa de transferência de renda do país em âmbito estadual. Na tenda da Secretaria de Estado da Assistência Social e Desenvolvimento (Seades), as mães poderão fazer o cadastro e tirar dúvidas sobre o benefício de R$ 100 reais que está sendo pago para famílias com gestantes e crianças com até 6 anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além do cadastro de beneficiárias para o Cartão CRIA, a instalação da Arena CRIA será uma das principais atrações da caravana da cidadania que vai reunir diversos serviços, atividades lúdicas e recreativas.

Sete secretarias de estado estarão presentes na Arena do CRIA, que será montada na praça de eventos da cidade de Maragogi e ofertará atividades nas áreas de saúde, educação, assistência social, nutrição, cultura, esporte e lazer. Os serviços serão ofertados para todas as crianças e para as gestantes.

E para alegrar a crianças, haverá espaços ofertados pelas secretarias de Esporte, Gabinete Civil e da Imprensa Oficial, com atividades lúdicas, pintura de rosto, pula-pula, e lanche para a garotada. As ações na Arena do CRIA começam às 8h e terminal às 16h. No sábado, dia 20, funcionará até 12h.

Entregas e inauguração de obras

 

Durante o Governo Presente, o governador Renan Filho, a Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) assinarão e entregarão uma série de serviços de infraestrutura.  Um deles é a reconstrução em Porto Calvo da AL-465, que liga esta cidade a Japaratinga, bem como a implantação do anel viário de Porto Calvo e de reconstrução do acesso à Usina Santa Maria, além da pavimentação de vias urbanas.

Em Porto de Pedras, o governador e o secretário da Setrand, Mozart Amaral, assinarão a ordem de serviço para reconstrução da AL-460, que liga Porto Calvo a Porto de Pedras. Já em Maragogi, os gestores assinam ordem de serviço para reconstrução da AL-101 Norte que liga Japaratinga a Maragogi, e Maragogi até a divisa com Pernambuco.

O povo de São Luís do Quitunde também será contemplado com a implantação e pavimentação do acesso à Usina Santo Antônio. Em Jacuípe, o chefe do Executivo estadual assinará ordem de serviço para a reconstrução da AL-105 que liga Jacuípe a Porto Calvo.

O governador visitará ainda as obras do Aeroporto de Maragogi, e as obras de duplicação da AL-101 Norte, que liga Barra de Santo Antônio à Barra de Camaragibe. Além dessas ações, Renan Filho implantará o Programa Minha Cidade Linda em municípios como Novo Lino, Colônia de Leopoldina e Campestre.

Arquivo Público

O Arquivo Público de Alagoas (APA) também vai participar do Governo Presente com um espaço especial na Arena da Primeira Infância. A equipe do APA levará Educação Patrimonial com o Moacirzinho e a Turma do Guerreirinho para o público infanto-juvenil da arena, com desenhos para colorir, joguinho da memória, caça palavras e paper toys com os personagens dos folguedos natalinos.

No dia 19, sexta-feira, das 9h às 12h ocorrerá a oficina: “Diretrizes para implantação de Arquivos Públicos Municipais”, no auditório da Câmara de Vereadores no Município de Porto Calvo.

Secult

Já Secretaria de Estado da Cultura (Secult) disponibilizará uma vasta programação nos municípios de Jundiá, Novo Lino, e Japaratinga.

No dia 18, a Secult ofertará no município de Jundiá uma oficina cultural de artesanato criativo para jovens e adultos. Já em Novo Lino, ocorrerá uma oficina de teatro para jovens e adolescentes. No dia 19, a cidade de Japaratinga será contemplada com encontro de gestores municipais de bibliotecas públicas, além da peça de teatro “Casal dos Apaixonados”.

Semudh

Já a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) concentrará suas atividades na Arena CRIA, em Maragogi, com oficinas educativas sobre Libras, circuito pedagógico com temática de pessoa com deficiência através de jogos lúdicos, entre outras atrações.    


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp