Cerca de 30 estabelecimentos comerciais de três bairros de Maceió passaram, no último fim de semana, por vistoria. Na ação, mais de 1.600 kg de alimentos impróprios para consumo humano foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Maceió.
No sábado, 27 e no domingo, 28, os fiscais percorreram feiras livres, laticínios, supermercados e frigoríficos dos bairros Jacintinho, Serraria e Benedito Bentes para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Em alguns locais, a Vigilância Sanitária encontrou queijos, leite, frango, salsicha, mortadela, carnes e calabresa sendo vendidos de forma irregular, sendo os produtos com data de validade vencida ou adulterada ou higienização precária.
Todos os estabelecimentos onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e receberam multa de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário da cidade, situado no bairro do Benedito Bentes.
“Durante nossas fiscalizações, temos flagrado muitas irregularidades nos estabelecimentos visitados. Nesse fim de semana, em um único negócio, chegamos a recolher cerca de 500 quilos de produtos estragados que estavam colocando em risco a saúde dos maceioenses que compravam no local. Por isso, precisamos que a população redobre os cuidados ao escolher os locais onde vão adquirir seus alimentos,” alertou o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.
Os maceioenses podem contribuir com o trabalho da Visa e denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causem risco à saúde da comunidade. Para isso, basta ligar no 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou entrar em contato pelo WhastApp (82) 98705-0730, que funciona 24h, todos os dias.
Fonte: Alagoas 24 horas