27/12/2021 às 09h40min - Atualizada em 27/12/2021 às 09h40min

Seja em abril ou dezembro, Renan Filho vai exercer mandato até “último dia”

Governador de Alagoas, Renan Filho - Foto: Assessoria
De novo, as dúvidas estão de volta. Se antes parecia certeza, a saída de Renan Filho do governo para disputar um eventual cargo nas eleições de 2022 volta a ficar cercada de dúvidas.

Para concorrer no próximo pleito, o governador precisa, por força da lei se desincompatibilizar. Nesse caso, o prazo limite é 2 de abril. Se continuar no cargo, o mandato vai até 31 de dezembro.

Renan Filho não esconde de ninguém – nem dele próprio – a vontade de concorrer ao Senado no próximo ano. Mas as dúvidas em relação a deixar ou não o governo, com todas as suas implicações, ainda existem, o governador parece ter certeza de que ficará no mandato até a última hora, seja de 2 de abril ou 31 de dezembro;

“Para o Governador não se trata de fazer opção, trata-se de exercer o mandato até o último dia”, aponta um importante interlocutor após especulações de que Renan Filho poderia deixar o cargo antes, num acordo com a Assembleia Legislativa de Alagoas.
“Não há essa discussão e nem haverá”, garante o interlocutor do grupo do governador.

No grupo de Marcelo Victor, no entanto, esta discussão sempre existiu. E continuará existindo pelos próximos meses.

Isto porque, sem vice-governador (em função da renúncia de Luciano Barbosa ), se Renan Filho renunciar , o cargo ficará vago. O sucessor, o “governador tampão” será eleito de forma indireta, pelos deputados estaduais.

Como o prazo entre a eleição e a renúncia é de 30 dias, Alagoas pode ter um “governador tampinho”, que ficará no governo por um mês. A dúvida é se esse governador será Marcelo Victor (presidente do Legislativo) ou Kelver Loureiro (presidente do Judiciário).

Victor, se assumir se torna inelegível para qualquer outro cargo, exceto o de governador e, pelo que se sabe, o tampão será outro – provavelmente Paulo Dantas . Daí a especulação em torno da antecipação da saída de Renan Filho, que poderia antecipar a eleição indireta, facilitando a reeleição do tampão e dando para o currículo de Marcelo Victor um período como governador de Alagoas.


Fonte: Cada Minuto

Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp