03/03/2022 às 10h38min - Atualizada em 03/03/2022 às 10h38min

GOVERNADOR INAUGURA RECONSTRUÇÃO DO ACESSO À ILHA DO FERRO, EM PÃO DE AÇÚCAR

Desenvolvimento Econômico

- Severino Carvalho
https://alagoas.al.gov.br/noticia/governador-inaugura-reconstrucao-do-acesso-a-ilha-do-ferro-em-pao-de-acucar
FOTO: Felipe Brasil

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguraram, nesta quinta-feira (03), em Pão de Açúcar, melhorias de infraestrutura nos 10,5km da rodovia vicinal de acesso à Ilha do Ferro. No município, o chefe do Executivo fez, ainda, a entrega de máquinas e veículos do programa Fortalece Alagoas e anunciou mais investimentos. 

As atividades fizeram parte da programação alusiva aos 168 anos de emancipação política de Pão de Açúcar, comemorados nesta quinta-feira. 

O Governo do Estado investiu R$ 2,7 milhões, recursos próprios, na recuperação do acesso à Ilha do Ferro, importante polo de arte popular brasileira. 

Renan Filho esteve na Ilha do Ferro, onde conversou com moradores e artesãos atendidos pelo programa Alagoas feita à Mão. Ele conferiu de perto as melhorias estruturais feitas na estrada de acesso à comunidade. 

"A Ilha do Ferro é um centro de produção de arte popular e um aglomerado populacional importantes", observou Renan Filho, sobre uma das pontes construídas pelo Governo do Estado. 

"Essa ponte sobre o Riacho Grande precisou ser feita porque, em épocas de chuva, as pessoas ficavam isoladas na zona rural. A obra ficou bem feita e vai garantir qualidade no tráfego da região", completou o governador,  acompanhado pelo prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas. Eles também inauguraram a Unidade Municipal de Ensino Professor Manuel Alves, também na Ilha do Ferro. 

"Hoje é um grande dia na história de Pão de Açúcar. São diversos investimentos que estão sendo feitos aqui. Inauguramos as pontes na Ilha do Ferro, que são estruturas modernas e muito preparadas", agradeceu o gestor municipal. 

As obras de melhoria beneficiam mais de 500 moradores da comunidade e foram executadas pelo programam Pró-Estrada, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). 

A bordadeira Léia Lessa Lima, 53 anos, falou importância da recuperação do acesso à Ilha do Ferro, destacando os benefícios aos moradores e para a atividade turística, que cresce a cada dia, aquecida, sobretudo, pelo artesanato. 

"Todo dia tem turista aqui, as pousadas estão todas cheias. Com a estrada boa, vai ficar melhor pra todo mundo", constatou a artesã. 

Ainda em Pão de Açúcar, Renan Filho entregou dois ônibus escolares, um caminhão-pipa e uma máquina motoniveladora. Os veículos e máquinas fazem parte do programa Fortalece Alagoas. O prefeito de Pão de Açúcar recebeu as chaves dos veículos das mãos do governador.
 

"O governador sempre que vem aqui traz boas notícias. Dessa vez trouxe esses equipamentos muito importantes para o dia a dia do nosso município", disse Jorge Dantas, que assinou o termo de doação de dois terrenos, um na Vila de Limoeiro, para a construção de uma unidade de saúde, e outro na Cohab, para a edificação de mais uma creche do programa Criança Alagoana (Cria). 

"Nos próximos dias, vamos iniciar outras obras em Pão de Açúcar. Já estamos tocando a Orla da Rua da Frente, fundamental para o desenvolvimento do turismo. Recentemente, entregamos a estrada até Olho D’Água; vamos fazer uma creche no Distrito de Empueiras e, também, concluir a pavimentação do povoado Machado. Iremos, ainda, fazer a Orla do Limoeiro. São todas obras importantes para o desenvolvimento de Pão de Açúcar", concluiu o governador. 

Participaram das atividades em Pão de Açúcar os secretários de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella; da Educação, Rafael Brito; os deputados federais Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões e Severino Pessoa; além  dos estaduais Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa; Paulo Dantas, Bruno Toledo, Galba Novaes e Yvan Beltrão. 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp