25/03/2022 às 07h06min - Atualizada em 25/03/2022 às 07h06min

GOVERNADOR ENTREGA CLÍNICA DA FAMÍLIA NO BENEDITO BENTES, QUE AMPLIA A ASSISTÊNCIA BÁSICA

- Severino Carvalho
Agência Alagoas
Foto:



 

O governador Renan Filho inaugurou, na manhã desta quinta-feira (24), a Clínica da Família José Aprígio Vilela, construída no bairro Benedito Bentes, em Maceió. Com um investimento de R$ 2,4 milhões, a nova unidade amplia a assistência da Atenção Básica na capital e vai gerar cerca de 100 empregos na área da saúde.

“A saúde avança em todos os segmentos. Só aqui no bairro e nas imediações, eu tive a honra de inaugurar a UPA do Benedito Bentes, o Hospital Metropolitano e, agora, essa Clínica da Família, que vai levar Atenção Básica e algumas especialidades a essa comunidade, o que é muito importante”, destacou Renan Filho.

A solenidade foi realizada no Conjunto Aprígio Vilela, onde a Clínica da Família foi instalada. A cerimônia reuniu moradores, lideranças comunitárias e autoridades. Familiares do empresário José Aprígio Vilela, falecido em 2005, foram homenageados. 

O governador defendeu que seja feito um esforço no sentido de ampliar o atendimento da Atenção Básica em Maceió, diante da deficiência dessa cobertura no município. “Maceió tem a menor cobertura de Atenção Básica em saúde de todo o estado de Alagoas. E como o município não tem feito, nós vamos fazer: vamos ampliar as Clínicas da Família”, assegurou. “Fizemos essa e já temos uma no Jacintinho quase pronta. Vamos, ainda, fazer outra nas imediações de Cruz das Almas e Mangabeiras”, arrematou.

A unidade passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com o atendimento de serviços de nível primário: nutricionista, fisioterapeuta, ortopedista, endocrinologista, cardiologista, urologista, dermatologista, cirurgião geral, ginecologista, otorrino, gastroenterologista, vascular, geriatra, hematologista, proctologista, reumatologista, neurologista, ultrassonografista, infectologista, oftalmologista e pediatra.

Na Clínica serão ofertados, ainda, os serviços de ultrassonografia, ultrassom vascular com doppler, raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e teste ergométrico.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, destacou o diferencial desse formato de unidade: “A novidade é que esse é o primeiro posto de saúde da capital alagoana a ter raio-X e ultrasson à disposição da população”, destacou Alexandre Ayres.

Atendimento

Os atendimentos serão realizados por meio de um agendamento prévio na Central de Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que disponibilizará e definirá onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso. O objetivo principal é dar mais conforto ao paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias, reduzindo assim as filas de espera.

“Precisamos trabalhar com prevenção e promoção à saúde e aqui, nessa região, temos 40 mil moradores do Morada do Alto, do Caetés e aqui do José Aprígio, que estavam desassistidos. Pessoas que precisavam ir às 3 horas da manhã até o Cidade Sorriso disputar uma ficha para atendimento”, lembrou o secretário de Saúde, assegurando que a entrega da Clínica da Família José Aprígio Vilela inaugura uma nova fase na saúde pública do Benedito Bentes.

“Essa é uma demonstração que a gente faz política pública: entregamos hospitais, após 40 anos de inércia aqui em Alagoas; dotamos a capital de Unidades de Pronto Atendimento para atender bem a população e estamos agora investindo, também, em Atenção Básica, que é a base da pirâmide do SUS”, concluiu Ayres.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp