12/04/2022 às 19h14min - Atualizada em 12/04/2022 às 19h14min

ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL INVESTEM BOLSA DO CARTÃO ESCOLA 10 EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Mais de 100 mil estudantes já foram beneficiados. Os recursos garantem que os jovens tenham novas oportunidades através de investimentos em educação, empreendedorismo e outros.

Joyce Andrea, sob supervisão
Alunos garantem formação profissional através dos recursos do Cartão Escola 10
 

O programa Cartão Escola 10, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vem fazendo história na rede estadual de ensino. Por todo o estado, as escolas colecionam relatos de fomento ao empreendedorismo, com os jovens que concluem o Ensino Médio e utilizam da bolsa conclusão, no valor de dois mil reais, para começar um negócio. Por outro lado, também há casos de estudantes que investem na educação por meio de uma formação profissional, utilizando do recurso para pagar um curso técnico ou iniciar uma graduação no Ensino Superior, por exemplo.


 

Na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada no município de Palmeira dos Índios, duas histórias são exemplo de transformação de vida através da educação. A estudante Andrielle Maria da Conceição terminou o ensino médio na unidade e investiu o valor das bolsas do Cartão Escola 10 para iniciar um curso superior de Licenciatura em Pedagogia.

 

Andrielly conta que o programa foi fundamental para que ela conseguisse iniciar sua graduação. “Esse programa chegou em boa hora. Agora a gente pode investir no nosso futuro. Eu sempre tive em mente entrar numa faculdade após concluir o ensino médio, mas não tinha condições, o que me deixava insegura quanto ao meu futuro. Então quando o programa foi lançado, não tive dúvidas, usei a bolsa para entrar na faculdade”, conta. 

 

Residente da comunidade quilombola Tabacaria, a jovem sonha em atuar como professora infantil, em benefício do seu povo. “Gostaria de dizer que quem tem um sonho nunca desista! Hoje eu curso Pedagogia, algo que eu sempre quis e espero um dia poder ensinar para as crianças da minha comunidade, porque sei que a educação pode mudar tudo”, finalizou.

 

Outra história inspiradora é a da estudante Joicy Mikaelly Oliveira da Silva. Também concluinte do Ensino Médio da Escola Humberto Mendes, a jovem de 19 anos utilizou o valor do Cartão Escola 10 para comprar seus materiais e uniformes de seu curso técnico de enfermagem. Além disso, a estudante conta que não pretende parar de estudar. Após sua formação, almeja entrar em uma graduação para se especializar.

 

“Antes de concluir o Ensino Médio, entrei no curso técnico de enfermagem. Hoje, estou dando continuidade ao curso e quero continuar estudando. Depois que terminar, pretendo fazer faculdade e, nessa decisão, a bolsa do Cartão Escola 10 foi fundamental. Com esse benefício consegui comprar os materiais que precisava para o curso como jaleco, estetoscópio e seringas. Sou muito grata pelo auxílio, pois veio no momento certo”, destaca a estudante.

 

De acordo com o secretário de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, o programa Cartão Escola 10 tem colecionado histórias que transformaram a vida dos estudantes da rede pública estadual. 

 

“Nós temos encontrado desde dos primeiros pagamentos do programa, sobretudo da bolsa conclusão, que é a mais expressiva em termos de recursos, com alunos recebendo até R$ 2 mil e R$ 600 - e isso é muito para os alunos em situação de vulnerabilidade social -, diferentes experiências com poder transformador. Colhemos depoimentos desde de estudantes com pequenos investimentos, como a compra de animais na zona rural, por exemplo, até a aquisição de novos empreendimentos na área urbana. Mas há também uma parcela daqueles que investem na continuidade da sua formação profissional, principalmente em cursos técnicos. E tudo isso só neste primeiro ano de atuação. O programa está assentado em lei e nos próximos anos iremos seguir transformando milhares de vidas. O grande propósito desse programa é que os alunos terminem os estudos na idade certa, zerando a evasão escolar em Alagoas e é para isso que estamos caminhando”, explica.

 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp