04/06/2022 às 15h11min - Atualizada em 04/06/2022 às 15h11min

Sesau investiga caso suspeito de hepatite misteriosa em adolescente de 12 anos

Uma adolescente de 12 anos é o primeiro caso suspeito, em Alagoas, da “hepatite misteriosa” que vem afetando crianças e adolescentes de todo o mundo. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (04) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A jovem, que mora no município de Canapi, foi submetida a atendimento ambulatorial após apresentar um aumento das taxas de enzimas no fígado. De acordo com a Sesau, ela não necessitou ser hospitalizada e permanece em monitoramento até que haja conclusão do caso.

 

Sobre a doença

A hepatite misteriosa, como ficou conhecida, foi identificada pela primeira vez no Reino Unido em abril deste ano. A hepatite é uma inflamação no fígado. Em crianças e adolescentes ela pode ter várias causas já conhecidas, como infecções, intoxicações, ou doenças hereditárias/genéticas. O nome “agudo” quer dizer que o quadro evolui de forma rápida, podendo, portanto, avançar para consequências potencialmente graves em um curto intervalo de tempo.  

A Hepatite de Etiologia a Esclarecer ainda não possui causa desconhecida pela comunidade científica internacional. Até o momento, os exames laboratoriais descartaram que estes casos sejam portadores das hepatites virais dos tipos A, B, C, D e E  já conhecidas. 

Pelo critério de definição de caso provável, o indivíduo para ser notificado com Hepatite Aguda de Etiologia a Esclarecer deve, necessariamente, possuir exames negativos para as Hepatites Virais A, B, C, e E.  

Os principais sintomas relatados, segundo o Ministério da Saúde, são icterícia (pele amarelada), febre, dor abdominal e vômito. O Brasil investiga 69 casos suspeitos da doença. 

De acordo com o MS, com base nas informações disponíveis até o momento no mundo, a “maioria dos pacientes que apresentaram este quadro não receberam vacina contra COVID-19, portanto, não há nenhuma correlação entre a vacina e essa doença”.

*Estagiária sob supervisão da editoria  


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp