O governo de Alagoas decidiu prorrogar as atuais regras da fase vermelha por 15 dias. As restrições foram mantidas devido aos indicadores ainda altos da pandemia do coronavírus. A taxa de ocupação das UTIs Covid pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 90% nesta quinta-feira (10).
O novo decreto, que determina as regras do distanciamento social controlado, deve ser publicado ainda nesta quinta (10) no Diário Oficial do Estado. As medidas passam a valer a partir de 0h de sexta-feira (11).
"A taxa de ocupação de leitos e o número de óbitos seguem altos e balizaram a decisão”, disse o governador Renan Filho.
Segundo o mais recente boletim epidemiológico, Alagoas confirmou mais 870 casos e 21 mortes por Covid-19.
O estado registrou 200.870 casos confirmados e 4.943 óbitos por Covid desde o começo da pandemia.
Em junho de 2020, meses depois de a pandemia fazer as primeiras vítimas no estado, o governo de Alagoas desenvolveu o Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado para estabelecer diretrizes a depender do nível de contágio da doença.
O documento determina o que pode e o que não pode abrir, de acordo com a fase em que o estado estiver classificado — são cinco cores: vermelha (mais rígida), laranja, amarela, azul e verde (mais flexível). Contudo, várias regras foram flexibilizadas nos últimos meses.