20/02/2023 às 08h24min - Atualizada em 20/02/2023 às 08h24min

Oftalmologista fala sobre uso de pomadas capilares e alerta: “Produto provoca queimadura química na córnea”

Após relatos de pessoas que apresentaram perda temporária da visão, irritação nos olhos, inchaço ocular e dor de cabeça, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de todas as pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. Como prevenção, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também está realizando uma série de fiscalizações na capital para garantir o não uso do produto.

A assessoria de Comunicação da Visa destacou que conforme o coordenador geral da pasta, Airton Santos, a medida em vigor preconizada pela Anvisa é preventiva e fundamental para assegurar a saúde da população.

“A Vigilância Sanitária está atenta a essa situação e reforçando as fiscalizações nos últimos dias, tanto nas distribuidoras quanto nos salões de beleza da cidade. A medida da Anvisa é preventiva e vai resguardar a saúde da população. Por isso, estamos orientando, tanto os profissionais de beleza e comércios em geral quanto os consumidores, que não utilizem e não comercializem essas pomadas modeladoras”, orienta.

Alerta médico

O médico oftalmologista Alberto Antunes conversou com a reportagem do CadaMinuto e falou sobre alguns cuidados que devemos ter com os olhos neste período de festas. No caso da pomada capilar, o médico explicou que se houver contato do produto com os olhos pode “provocar queimadura química na córnea levando à inflamação no local e até formação de úlcera na córnea”.

Caso haja contato com os olhos, a recomendação do médico é lavar a região com água limpa abundantemente e procurar imediatamente um atendimento especializado. “Mesmo que só sinta irritação nos olhos, a pessoa deve consultar um oftalmologista”, recomendou Alberto Antunes.

Quanto ao uso de glitter e outros “adereços” colocados na região dos olhos, comuns nesta época de carnaval, o médico alertou que podem provocar irritação da conjuntiva, portanto “devem ser usados com moderação”.

Se o folião for brincar o Carnaval em áreas externas, o médico sugeriu o uso de óculos escuros com filtro contra raios UV, assim como chapéus ou bonés.

Alberto Antunes afirmou ainda que é preciso ter cuidado também com as lentes de contato, principalmente se for fazer uso de glitter, espumas, confetes e serpentinas, pois esses materiais podem entrar em contato com os olhos e provocar irritação.

Apreensões

Na terça-feira, 14, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 500 unidades de pomadas modeladoras para cabelos em estabelecimentos das partes alta e baixa da cidade.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Visa, os estabelecimentos visitados foram notificados a não fornecer mais esse tipo de produto, que pode trazer sérios danos à saúde da população.

Em caso de descumprimento da determinação da Anvisa, os estabelecimentos notificados poderão estar sujeitos à pena de multa e interdição.


Fonte: Cada Minuto 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp