24/02/2023 às 07h11min - Atualizada em 24/02/2023 às 07h11min

Inscrições para o Sisu terminam hoje; em AL, há quase 7 mil vagas em universidades públicas

Site do Sisu / Foto: Agência Brasil

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

No estado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ofertam  6.978 vagas para os que desejam ingressar no ensino superior. 

A Ufal disponibiliza 5.423 vagas em 109 cursos de graduação presenciais por meio do Sisu. O edital de abertura do Processo Seletivo para Ingresso na Ufal foi publicado pela Copeve e os candidatos devem estar atentos às orientações e documentos necessários para organizar e esperar a convocação de matrícula.

As vagas são para os 1º e 2º semestres do ano letivo 2023, em fase única, por isso, as inscrições devem ser feitas nesta edição do Sisu e a Ufal vai convocar para matrículas os aprovados que preencham 2.900 vagas no semestre 2023.1 e o restante no segundo semestre.

As vagas disponibilizadas pela Ufal contemplam os cursos que integram o Campus A.C. Simões com a unidade do Espaço Cultural Universitário, Campus Arapiraca com suas Unidades Educacionais (EU) de Palmeira dos Índios e Penedo, Campus do Sertão com sua Unidade de Santana do Ipanema e Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo incluindo os cursos da UE de Viçosa.

Na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), serão ofertadas 1.155 vagas para 34 cursos, que estão espalhados pelos seis campi da instituição: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.

O edital pode ser conferido no site da instituição.

Já na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), há 400 vagas em 10 cursos abertas para inscrições no Sisu. A universidade oferta vagas nos cursos presenciais de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional. No caso de Gestão Hospitalar, ofertado na modalidade de Educação a Distância, haverá algumas atividades presenciais obrigatórias, conforme legislação em vigor.

 

O Sisu

Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas de todo o Brasil, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O candidato deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

 

Lista de espera

O processo seletivo do Sisu é feito por uma única chamada, mas é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Além disso, o estudante selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.



Fonte: Cada Minuto 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp