22/03/2023 às 11h03min - Atualizada em 22/03/2023 às 11h03min

Militares acusados de executar morador de rua vão a júri nesta quarta-feira

Fórum de Maceió / Foto: Caio Loureiro

Três militares acusados de capturar e executar o morador de rua Genivaldo Quirino Alves, 30 anos, vão a júri nesta quarta-feira (22). O julgamento acontece no Fórum de Maceió e será conduzido pelo juiz Geraldo Amorim, da 9ª Vara Criminal. A promotora de Justiça responsável pela acusação será Adilza Freitas.

O crime aconteceu em novembro de 2012. Segundo os autos, a vítima morava num barraco na antiga estação ferroviária no Jaraguá, foi capturada na praça Dois Leões e, logo em seguida, foi atingida por dois tiros.

A versão apresentada pelos militares para a morte de Genivaldo era de que a vítima teria reagido a uma abordagem policial realizada pela guarnição, que fazia rondas na região do bairro do Jaraguá. Os detalhes repassados pelos policiais apontavam que o rapaz reagiu à abordagem e tentou retirar a arma dos policiais, sendo atingido por um tiro de forma acidental.  

A bala atingiu a cabeça da vítima que, imediatamente, foi levada pela guarnição ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra. Apesar do socorro, o pernambucano não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

Porém, informações da viúva da vítima apontam que ‘China’, como era conhecido, foi abordado pela guarnição numa praça do bairro e levado à força até o barraco onde residia, local onde teria sido supostamente executado. 

À época, os militares envolvidos foram detidos administrativamente por 72 horas e responderam a Processo Administrativo (PAD) e do Inquérito Policial Militar (IPM) perante a Corregedoria da Polícia Militar.

O júri tem previsão de início às 8h.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp