Alagoas registra a possibilidade de condições favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar em nível de alerta, abaixo de 20% nas regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco, totalizando nove municípios. O aviso meteorológico é válido para esta terça-feira (03), podendo se estender até a próxima sexta-feira (06).
As informações foram divulgadas pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), na manhã de hoje.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os municípios afetados são: Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olha D'Água do Casado, Ouro Branco, Pariconha e Piranhas.
Condições sinóticas
O aviso destaca atenção especial para as regiões ambientais do Sertão e do Sertão do São Francisco, que vão apresentar os menores índices de umidade relativa do ar.
“A presença de sistema de alta pressão, associado a atuação de uma massa de ar seco e quente, inibe a formação de nebulosidade sobre o estado de Alagoas, favorecendo assim, a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados sobre a região”, informa o aviso meteorológico.
Riscos
Ainda conforme as informações, a previsão aponta um aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região, com elevação da evaporação e consequente diminuição de reservas hídricas.
Além disso, há riscos à saúde humana, com possíveis complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Fonte: IMNET