21/10/2023 às 09h27min - Atualizada em 21/10/2023 às 09h27min

Parque da Pecuária abre as portas hoje para a Expoagro 2023

Considerada a festa do campo na cidade, exposição é a maior do calendário do agronegócio alagoano e regional e deve reunir mais de três mil animais

Expoagro 2023 – Foto: Reprodução

Com programação técnica, comercial e de entretenimento diversificada, a 73ª Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados – Expoagro tem início, neste fim de semana, no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), contando com expectativa de crescimento público e de negócios.


Promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a Expoagro, que segue até o próximo domingo, 29, reunirá mais de três mil animais de raças bovinas de corte e de leite, ovinos e equinos, que estarão expostos nos nove dias do evento, e participando de shopping, julgamentos e leilões.


Apontada como a maior exposição do setor agropecuário das regiões Norte e Nordeste, sendo um deles em termos de faturamento, a 73ª Expoagro vai contar com encontros setoriais e palestras, além de sete leilões, são eles: Nelore Barros Correia 2023, dia 21; Varrela & Santa Nazaré Reprodutores Provados 2023, dia 22; Nelore Positivo, dia 24; Nelore Floc & Santa Fé, dia 25; Maceió Horse´s Show 2023, dia 26; Nacional Santa Inês, dia 27 e Mais Leite 2023, dia 28.


“A Expoagro consagra o trabalho da pecuária local e o compromisso do setor em promover o avanço genético em busca de melhorias na produção de carne e de leite no geral. Para este ano, a expectativa é de superar a marca de R$ 15 milhões. Será uma grande Expoagro, com maior participação de criadores e das raças. Vamos conseguir mostrar e trabalhar o melhoramento genético, difusão de tecnologia e trazer as cadeias produtivas para apresentar o potencial do setor produtivo para o estado”, destacou Domício Silva, presidente da ACA.


A expectativa é que participem do evento raças bovinas, equinas e ovinas, presentes nas etapas do Circuito Nordestino do Gir Leiteiro e do Girolando, exposição ranqueada do Nelore, exposição do Campolina, etapa nacional do circuito do Mangalarga Marchador e a exposição nacional do Santa Inês.


A novidade deste ano é o Circuito Nordestino da raça Sindi. Também estão confirmados encontros dos criadores e da classe política estadual, com a reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Alagoas, que vai tratar de assuntos ligados à defesa sanitária e comercialização das cadeias produtivas, principalmente da carne e do leite.


O Encontro das Mulheres do Agro é um dos espaços que tem ganhará força nesta edição da Expoagro Alagoas, contando com a presença de lideranças nacionais do movimento.


Para todos os públicos, a festa do campo na cidade também traz a Expoagrinho como uma das atrações da exposição, com os tradicionais passeios de charretes e a fazendinha, além das visitas de estudantes da área e passeios com alunos de instituições não governamentais.


Para ter acesso ao Parque da Pecuária, o valor do ingresso é de R$ 10. A comissão organizadora do evento informou ainda que crianças até cinco anos não pagam e idosos com mais de 65 anos, mediante apresentação de RG, também estão isentos. A bilheteria estará aberta a partir das 10h com o parque funcionando das 10h às 22h.


Girolando


A pista de julgamentos da 73ª Expoagro terá a maior participação do girolando, contando com 120 animais e mais expositores participando do circuito regional ranqueado da raça. Atualmente, a região nordeste é a segunda em número de associados na raça Girolando, com cerca de 12% do total, sendo o primeiro lugar atribuído a região sudeste do país.


Os julgamentos na pista vão ocorrer nos dias 27 e 29 de outubro, com participação de juiz da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.


OVINOS


Durante os nove dias de evento, a Expoagro deve reunir mais de 700 ovinos da raça Santa Inês com presença de criadores de todo o Nordeste. A Expo Brasil Nacional da Raça é realizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e pela Associação Brasileira Santa Inês (ABSI), com apoio das Associações Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) e de Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (ACCOAL).


“Esse será um dos maiores eventos da nacional da raça Santa Inês. Devemos ultrapassar 40 expositores. Já estamos com 40% a mais de baias vendidas do que em relação ao ano passado, quando tivemos 156 baias preenchidas”, afirmou o presidente da ABSI, o alagoano Marco Maranhão.

Fonte: Gazeta Rural


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp