12/11/2023 às 21h28min - Atualizada em 12/11/2023 às 21h28min

ENEM: PF intensifica monitoramento depois que equipamentos com suspeita de uso para aplicação de fraude foram apreendidos em Maceió

Por meio de sua assessoria de Comunicação, o Ministério da Educação (MEC) informou, neste domingo (12), que a Polícia Federal intensificou o monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) depois das ocorrências registradas relativas a domingo passado (5), primeiro dia de aplicação da prova.

Na ocasião, materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao ENEM foram apreendidos pela Polícia Federal em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA).

A investigação teve início com a apreensão, pela PRF, de equipamentos de filmagem dissimulada com a dupla, durante fiscalização em ônibus interestadual Belo Horizonte – Maceió.

Já no apartamento no qual os investigados ficaram hospedados, na capital alagoana, a PF apreendeu os equipamentos, na véspera da prova.

Operação ENEM

Conforme divulgado pelo MEC, as apreensões fizeram parte da operação de segurança para o Enem 2023, na qual foram identificadas, em todo o país, oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões depois do início das provas.

As fotografias foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades.  

Após apurações, não há nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação.

Oitivas

A PF identificou e já realizou oitivas com as pessoas que cometeram as irregularidades nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Além disso, ainda estão sendo realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.  

As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.

Para a aplicação do Enem, profissionais de diversas áreas atuam, de forma integrada, para monitorar possíveis ocorrências no armazenamento e na distribuição dos malotes de provas.  

Nos estados, o monitoramento da Operação Enem 2023 é feito pelas forças de segurança, por suas respectivas secretarias de segurança pública.

 

*Com Ascom MEC e PF


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp