01/03/2024 às 14h41min - Atualizada em 01/03/2024 às 14h41min

Defesa Civil orienta avaliação sobre risco de colapso de residências nas proximidades da Vale Verde em Craíbas

Órgão integra estudo para avaliar se rachaduras em imóveis e tremores estão relacionados com explosões da mina


A Coordenação Estadual da Defesa Civil fez recomendação preventiva à prefeitura de Craíbas para avaliar a estrutura das residências localizadas próximos à área da mineração da Vale Verde.


A orientação é para que os imóveis sejam periciados por engenheiros e, caso algum deles apresente risco de colapso, a família seja evacuada.Desde o início da operação da Vale Verde, em junho de 2021, moradores e donos de propriedades rurais a região reclamam que as explosões provocam tremores de terra e rachaduras em imóveis.

 


Várias residências localizadas em povoados próximos, assim como uma unidade escolar que atende essas comunidades, passaram a apresentar fissuras nas paredes e outros problemas estruturais que não existiam antes do início das atividades na Mina Serrote.


Ações ajuizadas pela Defensoria Pública da União e Ministério Público do Estado nas esferas judiciais estadual e federal investigam o impacto das atividades da mineradora, que pode ser causa também do aumento de casos de problemas respiratórios nos moradores e mortalidade de animais.


Atualmente está em andamento um estudo solicitado pela Defensoria da União, com a participação da Coordenação Estadual da Defesa Civil, órgãos ambientais e técnicos de universidade para avaliar a relação de causa e efeito da mineração no meio ambiente e na vida das pessoas que moram e trabalham em áreas próximas.


De acordo com a Defesa Civil, o estudo ainda não foi concluído e não há relatório produzido até o momento.


A Mineradora Vale Verde é atualmente uma das principais empresas exportadoras de Alagoas. O minério de cobre extraído da mina em Craíbas abastece o mercado da China. Em comunicados recentes, a MVV nega que os problemas relatados pelos moradores são provocados pelas atividades na mina.


Fonte: Sete Segundos

Siga @namiradanoticia.com.br


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp