02/07/2021 às 13h56min - Atualizada em 02/07/2021 às 19h01min

Governo de AL amplia imunização contra Covid-19 para pessoas a partir de 42 anos

Distribuição de novas doses foi feita para os 102 municípios alagoanos com os imunobiológicos da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac

- João Victor Barroso
Agência alagoas
Ampliar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 aos alagoanos com idade a partir de 42 anos. Com este objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu, nesta sex-feira (2), o quantitativo de 38.879 doses dos imunizantes Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca.

Nesta remessa foram encaminhadas 14.544 doses da Pfizer, 19.365 da AstraZeneca e 4.970 doses de CoronaVac. Os imunizantes faziam parte da reserva estratégica do PNI/AL. As cidades que mais receberam doses foram Maceió (13.040), Arapiraca (2.802), Rio Largo (894), Penedo (738) e União dos Palmares (732).

Os imunizantes estavam acondicionados nas Centrais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca, e geridas pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL). Nesta semana o Ministério da Saúde (MS) enviou para Alagoas um total de 40.960 doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca.

Os demais imunizantes ficaram sob responsabilidade do PNI/AL como reserva estratégica, para serem utilizadas na composição de futuras remessas. Eles também serão destinados para a segunda dose (D2) das forças de segurança e salvamento, vacinados pelas equipes estaduais.

As vacinas serão utilizadas como primeira dose (D1), conforme anunciou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Alagoas continua avançando a vacinação em todo o Estado. Chegou a hora dos alagoanos de 43 e 42 anos! Iremos distribuir as vacinas aos municípios e iniciar a imunização imediatamente. Só a vacina salva! Vacina boa é vacina no braço, não importa o tipo”, afirmou o titular da saúde estadual.

Antes das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem os imunizantes e os insumos para vacinar a população, é necessário fazer uma solicitação por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Para agendar na Central Maceió, é necessário enviar mensagem para o e-mail redefrioalagoas@gmail.com; já para agendar com a Central de Arapiraca, a solicitação deve ser encaminhada pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.
Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp