02/07/2021 às 15h02min - Atualizada em 02/07/2021 às 19h05min

Governador visita novas instalações da CGE e destaca avanços promovidos pelo órgão

Renan Filho conversou com servidores se despediu da controladora-geral, Clara Bugarim, que deixa a chefia da casa após seis anos

- Severino Carvalho e Roberta Cólen
Agência alagoas

O governador Renan Filho visitou, na manhã desta sexta-feira (02), as novas instalações da Controladoria Geral do Estado (CGE), no bairro da Ponta Verde, em Maceió. O chefe do Executivo conversou com servidores e se despediu da controladora-geral, Maria Clara Cavalcante Bugarim, que deixa a chefia do órgão após seis anos.

“A doutora Clara Bugarim fez e faz aqui um grande trabalho. Ela é uma pessoa muito experiente, competente, e que tem uma ampla relação nacional dentro desta temática do controle interno e externo. Isso garante a Alagoas um posicionamento sempre adequado em temáticas importantes para o cidadão como, por exemplo, a transparência, a organização dos processos e o bom funcionamento do Estado de Alagoas”, destacou Renan Filho.

Clara Bugarim assumiu a CGE em 12 de janeiro de 2015. Já na gestão dela, em dezembro do mesmo ano, foi implantado o Novo Portal da Transparência. Em 2016, Alagoas tornou-se o 2º Estado mais transparente do Brasil, conforme avaliação do Ministério Público Federal (MPF). Saltou do 15ª para a 2ª posição no Ranking Nacional de Transparência, com nota 9,8.

“O governador ressaltou a importância do controle interno, do controle externo, mas a missão que recebemos dele foi efetivamente implantar e possibilitar que o controle social fosse estabelecido. Hoje, a Lei de Acesso à Informação é cumprida em sua integralidade, temos um serviço de atendimento ao cidadão em todos os nossos órgãos, uma Ouvidoria atuante e implementamos todas as ferramentas mais modernas de controle social do nosso país”, citou Clara Bugarim.

Ainda em 2016, o órgão conseguiu conquistar o selo ISO 9001 de qualidade. O reconhecimento acontece quando é garantida a padronização dos procedimentos e entregas dos serviços dentro das expectativas. Em 2018, a CGE tornou-se o 1° órgão de Alagoas a receber o certificado da nova versão da ISO 9001. A última recertificação aconteceu em 2020.

Em 2017, Alagoas alcançava o primeiro lugar em Transparência, conforme relatório da Controladoria Geral da União (CGU). “Essas novas práticas de avaliação independentes ajudaram muito o avanço em todas as áreas e a Controladoria é um grande expoente disso, porque Alagoas hoje é um dos Estados mais transparentes do Brasil, não só agora, mas durante todo o governo; antes a gente era um dos piores”, observou Renan Filho.

Em 2019, foi instalada a Ouvidoria na Central Já!, no Maceió Shopping. Durante a gestão de Clara Bugarim foram implantadas, ainda, as ferramentas de transparência o e-Ouv e e-SIC, em parceria com o ITEC, que modernizaram o atendimento ao cidadão.

“Todos os órgãos da administração direta e indireta possuem, hoje, o assessor de transparência que foi criado para que essa rede, efetivamente, fosse implementada”, recordou Clara Bugarim. Ela deixa a CGE para assumir a reitoria de uma universidade privada em Fortaleza (CE). No lugar dela, deve assumir Adriana Araújo, atual superintendente de Auditagem.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp