06/07/2021 às 14h53min - Atualizada em 06/07/2021 às 16h06min

Com profissionais vacinados, rede estadual volta com aulas presenciais em 16 de agosto

Seduc está tomando todas as medidas para garantir retorno seguro para comunidade escolar; inicialmente, atividades serão no formato híbrido

- Ana Paula Lins
Agência alagoas
Volta às aulas na rede estadual de ensino contará com presença de 50% dos alunos nas salas

Com os profissionais da Educação Básica de Alagoas vacinados com a primeira dose da vacina contra o Covid-19 e a previsão de que, até agosto, todos tenham recebido a segunda, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (6), que a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino será no dia 16 de agosto. 

De acordo com a portaria, o retorno será inicialmente no formato híbrido – com atividades presenciais e não presenciais –, com 50% dos estudantes devidamente matriculados em cada turma. Ainda segundo o documento, cada escola promoverá ampla divulgação sobre o retorno híbrido junto à comunidade escolar, bem como a preparação dos espaços físicos com base em todos os protocolos e normas preventivas estabelecidas pelos órgãos sanitários.

"Os alunos voltarão a frequentar a escola ainda no modelo híbrido, respeitando os protocolos sanitários já estabelecidos por portaria. A crise da Covid-19 foi devastadora na educação e é importante que a sociedade, os pais, alunos, servidores e toda comunidade escolar deem as mãos. Eu acredito muito nessa geração e acredito muito na capacidade dos nossos servidores em acelerar o aprendizado e recuperar o tempo perdido. Vamos juntos construir uma nova educação no pós-pandemia, para que a gente possa, de uma vez por todas, dar aos nossos alunos e aos nossos jovens a condição de estudar que eles merecem e precisam", ressaltou o secretário da Educação, Rafael Brito. 


Escolas de rede estadual recebem sinalização de distanciamento social. Foto: Jonathan Lins

Enquanto as atividades não retornam, a Seduc tem tomado todas as medidas necessárias para garantir uma retomada com segurança para toda a comunidade escolar. Paralelamente, as escolas da rede já começaram a receber os recursos do Programa Rumo às Aulas, o qual dotará todas as 310 instituições de ensino com verba para a adequação de suas estruturas físicas.

"O Rumo às Aulas descentraliza R$40 milhões do Governo de Alagoas, colocando dinheiro direto na conta das escolas para que o gestor, junto ao conselho escolar, defina qual a maior necessidade da instituição e onde o recurso será alocado neste momento. A ideia é que os gestores possam organizar da melhor forma a escola, as gerências e todo ambiente escolar, que ficou fechado por um ano e meio, para receber de volta os seus alunos",  ressaltou o secretário.

Desde 2020, a Seduc encaminha recursos para compra de itens como máscara, fardamento, aparelhos de aferição de temperatura, álcool, álcool em gel, implantação de pias, dentre outros. As unidades também já receberam cópias do Protocolo de Orientação à Gestão Escolar e uma cartilha de 39 páginas com explicações sobre o que é preciso ter em cada ambiente. Além disso, o Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc vem promovendo capacitações online para os manipuladores de alimentos da rede pública estadual sobre como se dará o preparo da alimentação escolar nesta nova realidade.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp