15/07/2021 às 09h55min - Atualizada em 15/07/2021 às 09h55min

Ministério da Saúde libera mais 59.500 doses da AstraZeneca para Alagoas

Previsão é que este novo lote chegue ao Aeroporto Zumbi dos Palmares no fim da tarde

- Thiago Gomes
GAZETA WEB
Ministério da Saúde libera mais 59.500 doses da AstraZeneca para Alagoas

O Ministério da Saúde (MS) envia para Alagoas, nesta quinta-feira (15), mais 59.500 doses da vacina AstraZeneca, fabricada pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão é que este novo lote chegue ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, no fim da tarde.

 

O anúncio da liberação de mais este quantitativo foi feito nas redes sociais, pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB) e pelo prefeito de Maceió, JHC (PSB).

O prefeito, inclusive, adiantou que, assim que as novas doses forem repassadas pelo Estado ao município, vai autorizar a imunização de nova faixa etária na capital, sem comorbidades. Atualmente, Maceió vacina contra a Covid-19 pessoas com 37 anos ou mais (sem histórico de doenças pré-existentes).

Além deste público, estão sendo convocadas as gestantes e mulheres que acabaram de ter filhos (puérperas), acima de 18 anos, sem comorbidades. Elas foram incluídas na prioridade da vacinação por orientação do Ministério da Saúde.

No interior, a aplicação das doses também avança. Em alguns municípios, a vacina já está sendo aplicada em pessoas com faixa de idade abaixo dos 30 anos. As informações do público que está sendo convocado devem ser obtidas junto às secretarias municipais de saúde.

MAIS DOSES

Além da AstraZeneca, Alagoas deve receber, nos próximos dias, uma nova remessa do imunizante da Pfizer/BioNTech e da CoronaVac/Butantan. Na noite dessa quarta-feira (14), mais 924,3 mil doses da Pfizer chegaram ao Brasil.

 

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 16 milhões de doses da vacina da Pfizer para todos os estados e Distrito Federal. A previsão é de que o Brasil receba, em julho, 15 milhões de doses da farmacêutica.

 

No total, estão garantidos 200 milhões de doses da Pfizer até o fim do ano – os outros 100 milhões, fruto de um segundo acordo, estão previstos para chegar ao País, entre setembro e dezembro.

Já o Butantan repassou ao Programa Nacional de Imunização (PNI), também nessa quarta, mais 800 mil doses da CoronaVac, totalizando, agora, 53,949 milhões de doses fornecidas desde 17 de janeiro, ao Ministério da Saúde. Nesta quinta, serão entregues mais 200 mil doses, num total de 1 milhão de imunizantes. A CoronaVac foi a primeira a chegar aos braços dos brasileiros.

VACINÔMETRO

Desde o começo da vacinação, Alagoas recebeu, do Ministério da Saúde, 2.044.410 doses das vacinas – CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen – e distribuiu 1.709.034 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 586.234 doses da CoronaVac, 761.063 doses da AstraZeneca, 205.431 dos imunizantes da Pfizer e 45.331 da Janssen.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp