23/07/2021 às 18h00min - Atualizada em 23/07/2021 às 20h37min

GOVERNO DE AL QUALIFICA PROFESSORES PARA O MODELO DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Considerando o retorno das aulas previsto para o dia 16 de agosto, ainda no modelo híbrido, a Secretaria de Educação preparou um Ciclo de Formações; desde janeiro foram realizadas 1.753 formações para professores

- Allana Dias e Andressa Alves
alagoas
A prática do ensino híbrido e suas metodologias serão temas da formação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua investindo na qualificação do ensino da rede estadual através da capacitação de seus profissionais. Considerando o retorno previsto para o dia 16 de agosto, ainda no modelo híbrido, a Superintendência de Políticas Educacionais preparou um Ciclo de Formações para estimular o engajamento dos professores e alunos no novo formato. 

“Dentre as várias ações elaboradas pela Seduc, a formação continuada é uma perspectiva muito clara de desenvolvimento e apoio à qualidade da educação em Alagoas. Nesse momento, na iminência do retorno ao ensino presencial e remoto, é extremamente importante preparar as escolas, alunos e professores com essa série de encontros voltados para formação e capacitação do corpo docente”, afirma o superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa.  

A primeira formação foi lançada na última quinta-feira (22), em parceria com o Instituto Gesto da Fundação Lemann. O curso “Mathema e Porthema” é voltado para todos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental da rede estadual e tem o objetivo de discutir as práticas dos professores para melhorar a aprendizagem dos alunos, ampliando as estratégias de aulas híbridas. O curso será realizado pela plataforma Mathema e terá certificado e carga horária de 20 horas semanais.

Já na próxima quarta-feira (28), o secretário da Educação, Rafael Brito, participa da solenidade de abertura do workshop Aprendizagem Baseada em Projetos, realizado em parceria com o Sebrae. Com trilhas formativas, o curso discute a temática do Novo Ensino Médio. As inscrições estão abertas a partir do dia 29 de julho até 20 de agosto. Ao todo, serão destinadas 3 mil vagas para os professores da rede estadual de ensino.

A prática do ensino híbrido e suas metodologias serão temas da formação realizada através da parceria com a Fundação Telefônica Vivo, com conteúdos considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação é direcionada para professores da rede estadual, com início previsto para o dia 30 de agosto e término no dia 27 de setembro.

Seduc e Fundação Telefônica Vivo lançam, ainda, a formação  Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, totalmente online, gratuita e com carga horária de 30 horas. A formação tem como público alvo 40 professores de escolas de ensino integral, para que possam trabalhar com os estudantes do PaLei a cultura empreendedora nas escolas, os projetos integradores e as disciplinas eletivas. As inscrições abrem no dia 27 e se encerram no dia 30.

Para acompanhar a divulgação do link de inscrições das formações, acesse o site www.educacao.al.gov.br e acompanhe a Seduc nas redes sociais: @educacaoal.

Balanço

O painel de acompanhamento das formações realizadas pela Seduc indica o reconhecimento e importância desses espaços. Desde janeiro de 2021, já foram promovidas 1.753 formações para professores, atendendo mais de 4 mil docentes. Os números representam mais de 80% dos professores da rede estadual atendidos pelas capacitações. 

Educação Integral, Didáticas Específicas dos diversos Componentes Curriculares, Inovação e Tecnologia da Educação, Gestão da Sala de Aula, Novo Ensino Médio, dentre outras, então entre as principais temáticas trabalhadas.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp