26/07/2021 às 12h25min - Atualizada em 26/07/2021 às 12h25min

VIDA NOVA NAS GROTAS É DESTAQUE NA PRINCIPAL PUBLICAÇÃO DE URBANISMO DO BRASIL

Guia IAB para Agenda 2030 foi lançado no último sábado (24) no Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos, maior evento da área no mundo

- Lívia Holanda
http://alagoas.al.gov.br/

O Vida Nova nas Grotas segue recebendo reconhecimento nacional e internacional. O programa está entre os 51 projetos arquitetônicos e planos urbanísticos que compõem a 2ª Edição do Guia IAB para Agenda 2030, a principal publicação de referência na área do Brasil, lançado na manhã do último sábado (24). Os projetos selecionados colaboram com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

O guia foi lançado no 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos, o maior evento mundial da arquitetura e do urbanismo, que debate o futuro das cidades e a cidade do futuro, reunindo os mais expoentes nomes da área para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida e para um mundo mais justo e sustentável. A publicação pode ser acessada através do link https://www.iabsp.org.br/2_guia_iab_2030.pdf.

Na solenidade de inauguração de mais uma grota beneficiada pelo programa, a Grota Belo Jardim, em Maceió, que aconteceu no mesmo dia do lançamento da publicação, o governador Renan Filho comentou o reconhecimento. "A gente precisa de soluções criativas que cheguem perto e dialoguem com as pessoas, e que aconteçam de verdade, melhorando a vida delas. É isso que proporcionamos quando fazemos investimentos em todas as partes da capital. O Vida Nova nas Grotas chegará a 100 grotas até o final do governo, atendendo cerca de 250 mil pessoas dentro das comunidades ou em suas imediações. É um programa que sintetiza a existência do próprio Estado, que é ajudar quem mais precisa. Por isso ele é referência internacional”, pontuou.

O programa Vida Nova nas Grotas integra a categoria “Paz, Injustiças e Instituições Eficazes” da segunda edição do guia, que, desde 2020, reúne uma seleção de projetos de arquitetura e planos urbanísticos do Brasil e traz uma significativa amostra do compromisso com os objetivos estipulados pela ONU.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de que os países-membros somassem esforços para o cumprimento das metas estabelecidas. As metas vão desde cidades e comunidades sustentáveis, passando por consumo e produção responsáveis, bem como combate à fome e às mudanças climáticas.

Reconhecimento Internacional

Em 2019, o Vida Nova nas Grotas venceu o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já em novembro de 2020, o programa foi vencedor do prêmio World Smart City Awards na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, devido ao seu impacto na vida dos moradores das grotas da capital alagoana, reafirmando o sucesso da parceria entre o Governo do Estado e o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp