30/07/2021 às 15h59min - Atualizada em 30/07/2021 às 15h59min

NO RANKING DE PRAIAS MAIS PROCURADAS DO PAÍS, ALAGOAS OFERECE DESTINOS ALÉM DO SOL E MAR

De acordo com dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, cresce procura por destinos com maior conexão com a natureza, como Maceió e o litoral alagoano

- Cecília Tavares
http://alagoas.al.gov.br/

Sol, mar e uma natureza exuberante. De acordo com dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), há um crescimento na busca por locais que proporcionam maior conexão com o meio ambiente – justamente um dos principais diferenciais de Alagoas no mercado do turismo. O estado vem se destacando nas listas de destinos mais procurados pelos turistas brasileiros, e, dessa vez, a capital Maceió figura no ranking do segmento sol e praia ao lado de Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).

Em Alagoas, não faltam destinos para quem quer sol e praia. Além da capital, a região da Costa do Corais, no Litoral Norte, é uma delas. Inserida numa Área de Preservação Ambiental (APA), é onde está a Rota Ecológica que corta os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe; além de Maragogi, que conquista os visitantes com as piscinas naturais; e a vizinha Japaratinga, com falésias e mar de águas calmas. Já na região das Lagoas, Rios e Mares do Sul, há destinos badalados como as praias do Francês, Gunga e Barra de São Miguel, as falésias de Jacarecica do Sul e as dunas douradas de Piaçabuçu, entre outras paisagens paradisíacas.

“Alagoas é um destino completo, que oferece inúmeras possibilidades de lazer ligadas à natureza. Além de praias incríveis espalhadas por todo o litoral, temos trilhas, cânions, cachoeiras e escaladas; e o Governo de Alagoas segue com um trabalho de estruturação dessas diferentes regiões turísticas, dando suporte aos municípios e realizando um forte trabalho promocional, impulsionando a divulgação dos nossos atrativos e fomentando a cadeia do turismo de maneira geral”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

 

Natureza além do sol e mar

As experiências em meio à natureza vão muito além do sol e mar em Alagoas. A região da Caatinga alagoana, por exemplo, guarda aventuras inesquecíveis. Na cidade de Santana do Ipanema, a 270 km da capital alagoana, há diversos pontos de escalada, como Serra da Camonga, Pedra do Olho D´Água e Lajota, totalizando 85 vias com excelentes agarras, abaloadas, tendas e pinças. A Caverna Forna da Onça, em Poço das Trincheiras, também é uma excelente opção de turismo de experiência.

Já na região dos Cânions do São Francisco, além de navegar pelo imponente Rio São Francisco, é possível admirar os cânions rochosos de mais de 30 metros de altura, experimentar uma aventura de tirolesa, andar pela trilha de Lampião, conhecer as pinturas rupestres da região e ainda se encantar pelo artesanato produzido na Ilha do Ferro.

A região dos Quilombos, na Zona da Mata Alagoana, também é sinônimo de mata e aventuras. A cachoeira do Anel, no município de Viçosa, é um dos atrativos imperdíveis, assim como as cachoeiras da Tiririca e Dias D´Ávila, em Murici, cidade com a maior reserva de Mata Atlântica proporcional do Nordeste.

Retomada segura

A retomada do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Já em nível nacional, Alagoas registra cerca de 1.533 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp