Circula no WhatsApp um vídeo com a informação de que um hotel localizado na Praia de Antunes, no município de Maragogi, seria um empreendimento de propriedade do governador Renan Filho. A informação é falsa. O resort faz parte da rede hoteleira do grupo Brisa, liderado pelo empresário Carlos Antonio Nogueira Gatto. No site Transparência.cc, que divulga informações de empresas com base em dados públicos, é possível verificar que não há a participação de qualquer pessoa além de dois sócios da família Gatto.
O homem que narra o vídeo, e que não se identifica, afirma que a obra do prédio estaria sendo custeada com recursos públicos. As informações são falsas: o hotel citado é o Maragogi Brisa Resort, da rede Brisa, responsável pela gestão de diversos hotéis em Maceió, capital alagoana. No caso do empreendimento em Maragogi, os sócios são Davi Nogueira Gatto e Carlos Antonio Nogueira Gatto, que é presidente da rede.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) também afirmou que as autorizações para a construção do empreendimento foram concedidas seguindo as mesmas exigências e protocolos de outras empresas semelhantes.
“A autorização atual é de Licença de Instalação (LI), válida até 22 de abril de 2023. Ela permite a construção do empreendimento e é concedida após a Licença Prévia (LP), também emitida pelo IMA. A licença foi emitida após análise do corpo técnico do Instituto e de acordo com a legislação ambiental vigente. Importante salientar que não foram constatadas irregularidades na obra em vistorias recentes. O empreendimento costeiro não fará intervenções na praia e sua área respeita as distâncias mínimas da linha preamar média”, informou o IMA em nota.
O órgão lembra que segue fiscalizando o cumprimento das regras ambientais para este e outros empreendimentos no estado. “O Instituto segue vistoriando os empreendimentos que licencia e pode suspender ou cancelar a autorização no caso de algum descumprimento de condicionante ou norma legal, assim como a constatação de algum grave risco ambiental”, afirma.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.