30/05/2021 às 20h09min - Atualizada em 30/05/2021 às 20h09min

Em Maceió, PAM passa a ofertar todas as especialidades odontológicas

Em 5 meses de gestão

- Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS
http://www.maceio.al.gov.br/
Ascom/SMS

A Prefeitura de Maceió voltou a oferecer no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do PAM Salgadinho, o serviço de Endodontia à população, suspenso desde 2017. Em apenas cinco meses de gestão, o PAM passou a ofertar todas as especialidades relativas à saúde bucal, garantindo o compromisso do prefeito JHC no cuidado com os maceioenses.

Com a ampliação dos serviços, a expectativa é de que Maceió passe a atender, mensalmente, nesse primeiro momento, aproximadamente 700 pessoas, com previsão de aumento gradativo nos números de procedimentos.

Além da Endodontia, as outras especialidades que passaram a ser ofertadas nos últimos meses no PAM Salgadinho são Periodontia, Radiologia, Prótese Total, Odontopediatria, Estomatologia e atendimentos para pacientes com necessidades especiais e Cirurgia Buco Maxilo, concentrados no bloco F.

De acordo com Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o momento vivido pela saúde bucal no PAM Salgadinho é histórico. Para ela, as determinações e condições de trabalho oferecidas pela gestão do prefeito JHC têm motivado bastante os profissionais do setor. Atualmente, Maceió conta com 22 profissionais da área de saúde do CEO no local.

“Temos muitos motivos para comemorar. Estamos nos reestruturando após a reforma do local e mesmo durante a pandemia. Para isso, contamos com uma equipe de profissionais muito comprometida e, mais ainda, temos total apoio da gestão nesse sentido. Estamos muito empolgados com a retomada do serviço de Endodontia no CEO do Pam Salgadinho”, comemora Ducy Lily.

Marcela Holanda, coordenadora do CEO do Pam Salgadinho também se mostra entusiasmada com a retomada do serviço.

 

 
 
Setor de prótese dentária – Crédito Polyanna Monteiro

 “A Endodontia é uma especialidade de extrema importância e no município não tinha onde realizar esse tipo de procedimento. A retomada é um grande marco para todos nós, um grande avanço da gestão JHC. A Endodontia há muito tempo estava suspensa, ele conseguiu implantar a odontopediatria aqui no CEO, além de ampliar a oferta de vagas para todas as especialidades”, afirmou a coordenadora do setor.

A capacidade de atendimento no local foi reduzida em 50% devido a pandemia e conta hoje com capacidade mensal para 684 atendimentos em todas as especialidades, de acordo com a série histórica disponibilizada pela Gerência de Saúde Bucal da SMS. O CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Aprovação

Priscila Rodrigues, de 32 anos, é mãe do pequeno Henry José, de 4 anos, que foi até o CEO do Pam Salgadinho em busca de atendimento em Odontopediatria para o filho. “Aqui encontrei um atendimento de qualidade para o Henry, não tenho do que reclamar. A equipe é muito atenciosa e competente”, destaca.

 

 
 
Priscila Rodrigues e Henry José. Foto: Marília Ferreira – Ascom/SMS

O aposentado Jorge Domingo, de 63 anos, também buscou atendimento no local e conta que lá conseguiu fazer todos os tratamentos que precisava. “Eu precisava fazer vários tratamentos nos meus dentes, entre eles, de canal e aqui fui bem atendido e fiz todos. Gostei muito do atendimento”, ressaltou.

 

 

 
 
Jorge Domingo buscou atendimento em endodontia no Pam Salgadinho. Foto: Marília Ferreira – Ascom/SMS
 

 

Como ter acesso aos serviços

De acordo com Ducy Lily Joazeiro, gerente de Saúde Bucal da SMS, as marcações para consultas no CEO, as consultas para endodontia e próteses são marcadas no próprio Pam Salgadinho. Já as demais especialidades são feitas nas próprias Unidades Básicas de Saúde por meio do Sistema Gestor de Regulação (SGR).

“Na UBS, o paciente será avaliado por um clínico geral. Na ocasião, o profissional vai avaliar o caso e, havendo necessidade, encaminhar o paciente ao CEO. É a própria UBS quem faz o agendamento para o centro pelo SGR”, explicou Ducy Lily Joazeiro.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp