O grande número de animais soltos pela cidade de Pão de Açúcar, e ausência de campanhas contra raiva tornam a situação um alerta.
ZOONOSES
Esquecidos e abandonados, além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses – doenças transmitidas de animais para o homem. “Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva – também conhecida como hidrofobia. Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato”, explicou a veterinária Valéria Fardim, em entrevista
“A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal”, complementou a veterinária.
Diante da situação, chegou ao portal @namiradanoticia.com.br informações de que os moradores da Avenida Bráulio Cavalcante e Farol estão preocupados, além da ZOONOSE o MEDO dos cachorros avançarem nos que passam por lá. Segundo um morador da avenida, o receio dele é que aumente muito o número de animais e que realmente aconteça algo mais grave como, por exemplo, que um cachorro morda uma criança ao estar brincando em uma das praças.
É direito do animal ser bem cuidado e ter uma alimentação digna. Mas é necessário também zelar pela vida e segurança de quem precisa passar pela avenida.
Saiba mais • www.namiradanoticia.com.br
Siga nossa página reserva @namiradanoticia.com.br
Da Redação
Cães soltos apresentam risco físico – Foto: Cortesia