Na sexta-feira (14) passada, um grupo de técnicos da Equatorial foi visto realizando inspeções em medidores de energia durante a madrugada, na parte alta de Maceió. Populares chegaram a afirmar que os técnicos da companhia teriam realizado cortes de energia, o que não foi confirmado pela reportagem.
Em entrevista, o advogado Rafael Acioli, especialista em Direito do Consumidor, explicou que a ação dos técnicos da companhia energética durante a madrugada está dentro da legalidade. Acioli esclareceu que uma lei estdual estabelece que a companhia energética tem o direito de realizar cortes de energia em caso de ligações irregulares ou que ofereçam riscos à população a qualquer dia ou horário.
“A lei 8.233/2020 proíbe cortes de energia nos fins de semana, sextas-feiras e vésperas de feriados somente em casos de inadimplência. Entretanto, a suspensão da distribuição elétrica por fraudes ou instalações perigosas são permitidas em qualquer dia e horário”, explicou o especialista.
O vídeo que circula pelas redes sociais gerou grande debate entre internautas, que reclamaram do horário em que o trabalho foi realizado. Muitos deles alegaram sensação de insegurança e acharam que estavam sendo vítimas de assalto.
Fonte: Alagoas 24 horas