A estudante de Medicina que ironizou da morte de um paciente foi desligada da Unidade de Saúde onde estagiava, em Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió. O fato ocorreu nesta terça-feira (8). Na postagem, ela diz que, “faltando 10 min para minha hora de dormir, chega mulher infartando e com edema agudo de pulmão, e agora já passou 1:30 da minha hora de dormir, tô puta”.
Logo depois, ela postou uma foto com sinal de beleza e a seguinte legenda: "atualizações: a mulher morreu e eu não dormi”. Na primeira imagem postada, a estudante expõe ainda o nome da paciente e os procedimentos que foram realizados.
A Prefeitura de Marechal Deodoro confirmou à Gazetaweb o desligamento da estudante e informou que lamenta o ocorrido.
"A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro tomou conhecimento do caso através de informação prestada pelo médico-chefe da Unidade Mista Dr. José Carlos de Gusmão, e, imediatamente, solicitou o desligamento da acadêmica do quadro de estagiários do Município. A referida estagiária é oriunda de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e a unidade de ensino Cesmac (Centro de Estudos Superiores de Maceió). A Secretaria lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso focado na humanização e respeito ao cidadão em todas as nossas unidades de saúde".
De acordo com o coordenador do curso de medicina do Cesmac, André Falcão, o colegiado vai se reunir nesta quarta-feira (9), para tratar do assunto. Ele disse que a instituição tomou conhecimento do caso por meio de capturas de tela feitas por outros estudantes e postadas em grupos de aplicativo de mensagem.
Falcão rechaçou a atitude e disse que se trata de uma “alteração de ética importante”, mas que a aluna ainda deve ser ouvida para dar sua versão dos fatos. Ele afirmou que até a próxima sexta-feira (11) deve ter algum desfecho do caso.
Fonte: Gazeta web