Na manhã desta quarta-feira (09), IGACI deu início ao retrocesso da educação, na câmara de vereadores pautada o projeto de lei que tratava sobre a gestão democrática escolar, projeto este que é um retorno ao passado, aos temos de indicação direta do Prefeito assim, dando termino na gestão democrática escolar, que foi fruto de muitas lutas da categoria e árduas lutas!
Pois é; ontem deu-se início ao retrocesso da educação igaciense pois por 7x4 a câmara de vereadores aprovou o projeto de lei Nº 03 de 07de Março de 2022. Da autoria do então prefeito Petrucio Barbosa, projeto este que dar fim a democracia escolar e isso em uma sessão ordinária que foi mudado de horário no último instante da tarde de terça pelo presidente da câmara no intuito de que os profissionais de educação não se fizessem presente a este momento celebre.
A sessão ordinária aconteceria as 16:00 horas da quarta e foi transferida para as 08:00 horas da manhã da mesma quarta-feira(09/03). Por volta das 17horas da tarde de terça uma companheira postou no grupo de whatsapp um print de uma nota do presidente da câmara comunicando os vereadores da mudança estratégica da câmara (ou do grupo dos 7), para que a mesma não fosse tomada pelos profissionais de educação. Mas mesmo assim, a categoria foi representada por alguns membros da comissão Sinteal local e a professora Mércia, que é diretora da regional Sinteal de Palmeira dos Índios, que em nome da categoria solicitou o uso da tribuna daquela casa para poder fazer a defesa da continuidade da gestão democrática escolar no município de Igaci, mas não foi atendida pela casa.
O presidente da comissão Sindical do município o professor Vagner Barbosa não se dispois em nenhum momento a falar contra a extensão da gestão democrática segundo Companheiros presente ele se quer apresentou alguma reação ou indignação com tal projeto de lei, já que o mesmo tem cargo comissionado e carro agregado na atual gestão?
Após a sessão os vereadores solícitos a gestão e aos profissionais deram uma palavra em particular com os companheiros (as); Jeneffer, mercia e Luiz Henrique e gravaram vídeos demostrando suas solidariedades a categoria. E são estes os vereadores enganados em defesa da educação e seus profissionais; Vereador Valmir do Mauro, Neno Toledo, Edvaldo Filho, Altair Torres.
Infelizmente a Educação Igaciense sofre um grande retrocesso. Mas estaremos indo buscar uma solução para que a Gestão Democrática Escolar permaneça.
Sinteal em ação, juntos somos forte!
( Carlos Teles/ diretor de comunicação da regional Sinteal de Palmeira dos Índios.)