18/03/2022 às 22h23min - Atualizada em 18/03/2022 às 22h23min

Câmara concede comenda Pontes de Miranda ao advogado Napoleão Ferreira Júnior

Proposição foi feita pelo verador Brivaldo Marques (PSC) pelos relevantes serviços prestados em sua carreira jurídica

https://www.maceio.al.leg.br/noticia/camara-concede-comenda-pontes-de-miranda-ao-advogado-napoleao-ferreira-junior-18-03-2022-14-56-626
Dicom/CMM


A Câmara Municipal de Maceió homenageou o advogado Napoleão Ferreira Júnior com a comenda Pontes de Miranda. A proposição feita pelo vereador Brivaldo Marques (PSC) foi entregue na manhã desta sexta-feira (18). Ex-militar, o homenageado atuou no policiamento ostensivo da capital antes de ingressar na carreira jurídica. Atualmente é procurador da Associação dos Oficiais de Alagoas (Assomal). Ao lado de familiares amigos e de representantes da PM ele agradeceu o reconhecimento e a oportunidade de contar um pouco de sua história. 

"Tinha uma meta e o tempo era curto. Por isso, começava a estudar dentro da viatura. Dentro das grotas de Maceió trabalhava e sentia que tinha que estudar mais. Chegou um momento que os colegas de polícia me procuravam para tirar dúvidas sobre promoções e outros processos. Então tomei gosto e desisti do projeto de fazer concurso para delegado. Quando saia da unidade ia para o cursinho para continuar estudando. Chegava às vezes com farda. Ficava em pé para não dormir depois do plantão. Passei na primeira fase e continuei estudando. Só tinha, às vezes, uma hora para estudar na folga e era comum fazer isso dentro da viatura", disse Napoleão. 

O advogado Carlos Gouveia destacou em seu pronunciamento o compromisso de Napoleão com o direito e o quanto o seu esforço é uma referência para justificar sua trajetória. Para ele momentos assim, em que se pára e se reverencia uma pessoa por conta de sua história valem a pena e precisam existir na sociedade como forma de enaltecer quem contribui com o seu crescimento.

“No último dia do ano passado estava com Napoelão para defendê-lo porque queriam calá-lo. E, naquela defesa, exauríamos todo o sentimento de responsabilidade de sua atribuição. E foi absolvido o que trouxe um sentimento de realização para mim e para ele. Depois de tudo, chorávamos porque tínhamos visto que a advocacia só se faz com o sentimento de seriedade e determinação. Quando essa honraria chega ao Napoleão reflete todos os advogados porque é para uma pessoa que veio com um sonho, numa projeção e que só galga vitórias porque fez escolhas certas. Ele não teria êxito se não tivesse um ambiente familiar de paz, equilíbrio e tranquilidade”, enfatizou Cacá.

O coronel Marcos Sampaio atual diretor de ensino da PM destacou a satisfação de poder prestigiar o reconhecimento do advogado. Para ele, diante dos compromissos que Napoleão tem pela advocacia e, ainda, pela corporação é algo a ser destacado, pois mesmo fora das atividades militares nunca se refuta a ajudar sempre que necessário.

“O agradecimento vem da corporação. Tenho certeza que todos se sentem homenageados pela comenda que o senhor está recebendo. O senhor foi policial de rua e sabe o que é ser isso na essência. Nunca esqueceu os companheiros de farda e agora, mais ainda, como advogado da Associação dos Oficiais. Não é fácil ser militar, principalmente nos dias de hoje, e o doutor Napoleão tem se empenhado em defender a causa dos policiais. Por isso, refuto que esse reconhecimento é justo para uma pessoa que se dedica pelo que faz”, disse Sampaio.

Segundo o vereador Brivaldo, sua primeira comenda proposta na casa, precisaria ser para uma pessoa com uma história que possa servir de referência para a sociedade. Então, indicou-a para um advogado que depois de ter atuado como militar, no momento, defende os companheiros de farda com seu conhecimento jurídico.

“Você é uma pessoa idônea e que preza pelo que faz. Largou a carreira por um propósito que é defender a polícia militar e os militares, como especialista em direito militar. Sabemos que ser militar hoje é difícil por conta da mídia e pessoas insensatas que não reconhecem o trabalho da segurança pública. E o senhor compreende que é necessário representar esses guerreiros e muitas vezes heróis da vida dos cidadãos”, destacou Brivaldo.



Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp