07/06/2021 às 18h00min - Atualizada em 07/06/2021 às 18h00min

Prefeito JHC presta homenagem a catadores de recicláveis e amplia coleta em Maceió

Atualmente, as cooperativas de reciclagem parceiras atendem mais de 16 mil residências da Capital

Na Mira da Notícia com Prefeitura de Maceió
Prefeito JHC destaca importância da coleta seletiva (Fotos: Edvan Ferreira)

O prefeito JHC participou, nesta segunda-feira (7), de homenagem pelo Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, em evento realizado na sede da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em Jaraguá. O encontro reuniu  trabalhadores que mantêm as cooperativas da cidade funcionando para atender à população que pratica a reciclagem. 

“Com a coleta seletiva, com o trabalho que estamos fazendo, fortalecendo as cooperativas, a gente vai ampliar o número de residências que serão atingidas e, com isso, melhorar a qualidade de vida, deixar de impactar o nosso meio ambiente e utilizar essa matéria-prima dos recicláveis para gerar emprego e renda”, afirmou o prefeito JHC.

 
 
Prefeito JHC destaca importância da coleta seletiva (Fotos: Edvan Ferreira)

 

O gestor também agradeceu aos catadores, falou que fazem um trabalho digno, honrado, que garante sustentabilidade e destacou a importância deles para a cidade. “Essa interação, conexão entre nós é muito importante. Nossa cidade só tem a ganhar. O que vocês carregam nas mãos é matéria-prima. No mundo todo isso é valioso, cada vez mais”, pontuou.

Novos pontos

Além da coleta seletiva porta a porta, as quatro cooperativas que trabalham em parceria com a Prefeitura fazem o recolhimento dos recicláveis descartados pela população nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais ruas e praças da Capital, que foram ampliados. Quando o prefeito JHC assumiu eram 17. A gestão instalou outros 12 e hoje somam 29 os PEVs em Maceió. Desde o início do ano, os catadores já recolheram cerca 500 toneladas de recicláveis.

 
 
Cooperativas de reciclagem parceiras atendem mais de 16 mil residências da Capital (Foto: Edvan Ferreira)

 

Em maio, a Cooplum, a Coopvila, a Cooprel Antares e a Cooprel Benedito Bentes tiveram seus contratos renovados por mais um ano. Com isso, a Prefeitura garantiu uma renda mensal para mais de 130 famílias. Atualmente, as cooperativas de reciclagem parceiras atendem mais de 16 mil residências da Capital.

O superintendente da Sudes, Ivens Peixoto destaca a importância desses profissionais e do apoio dado pelo órgão.

“Sabemos o quanto é significativo ter as cooperativas ao nosso lado e, por isso, daremos toda a assistência que necessitam para manter a cidade em ordem e a reciclagem funcionando. O serviço realizado é importante para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro sanitário ou depósitos de lixo. Um serviço pesado para evitar impactos ambientais para a preservação e a sustentabilidade”, disse.

Vânia Gomes, da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e representante no Estado do Movimento Nacional dos Catadores, falou da alegria de saber que o trabalho será ampliado. 

“O que nos deixa mais alegre é o compromisso do prefeito com a ampliação da coleta seletiva, não só para as cooperativas que já existem, mas também incentivando novas organizações, porque com o grande desemprego que temos hoje, com muitos catadores na rua, essa é uma maneira de sobrevivência”, disse. 

 
 
Deputados Davi Maia destacou a prioridade do prefeito JHC com a coleta seletiva (Fotos: Edvan Ferreira/ Secom Maceió)

 

Prioridade na vacina

O deputado estadual Davi Maia, um dos responsáveis pela implantação da coleta seletiva porta a porta em Maceió, lembrou que esteve com o prefeito JHC visitando as cooperativas e do compromisso assumido pelo gestor de ampliar o processo de coleta, de acordo com as possibilidades da Prefeitura. 

“Tenho certeza que esse é o primeiro passo, agora já ampliando o número de PEVs. Trabalhar para que o novo edital atenda ainda mais gente e que a Sudes consiga trazer novas cooperativas, associações de catadores e que vocês consigam ser inclusivos. Esse é o nosso sonho, nosso desejo”, disse, ao agradecer ao prefeito JHC por ter priorizado a categoria na vacinação contra covid-19.

“Maceió foi a primeira capital do Brasil que vacinou os catadores e isso serviu de exemplo para que outras cidades, como Marechal Deodoro, Arapiraca, Quebrangulo vacinassem também os seus catadores de material reciclável e os garis”, lembrou.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp