Celebrado anualmente, exatamente 60 dias após a Páscoa, o feriado de Corpus Christi ainda gera dúvidas a respeito do seu significado, data e celebração. Como é uma data móvel, mas acontece obrigatoriamente em uma quinta-feira, devido à Última Ceia de Cristo ter ocorrido neste dia da semana.
Outro marco que norteia a celebração é o Domingo da Santíssima Trindade, pois na primeira quinta após essa data comemora-se Corpus Christi.
O nome “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição. A Igreja Católica considera sua comemoração como uma das festas mais importantes da religião, por realizar uma homenagem à Eucaristia, ritual no qual os fiéis recebem durante a missa, a chamada hóstia (uma rodela fina feita de pão ázimo), entregue pelo padre como parte do corpo de Jesus.
Oficialmente criado pela Igreja Católica por determinação do papa Urbano IV (seu pontificado foi de 1261 a 1264), no século XIII. Os relatos a respeito da criação dessa celebração apontam que uma freira belga Juliana de Mont Cornillon afirmou ter tido
sonhos e visões que abordavam a necessidade de se criar uma festa em celebração à Eucaristia. Após o relato da freira, um sacerdote chamado Pedro de Praga realizou a celebração da Eucaristia, em Bolsena, na Itália, após visitar o papa em Roma, e durante essa celebração a hóstia consagrada começou a verter sangue. Após isso, a comemoração foi aos poucos se popularizando entre os países adeptos ao catolicismo, até chegar ao Brasil, influenciado pelos portugueses, no século 16.
Uma prática muito comum nessa data é a produção de tapetes que trazem representações de imagens religiosas ou de acontecimentos marcantes para a fé católica. Esses tapetes são produzidos a partir de produtos como borra de café, serragem, areia e sal.
Celebração de Corpo Christi em Maceió
A Arquidiocese de Maceió preparou uma programação especial para celebrar o Corpo de Sangue de Cristo, nesta quinta-feira (16). Haverá celebração eucarística (missa), adoração ao Santíssimo Sacramento e a tradicional procissão.
O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes definiu que ao tempo pandêmico, a Igreja continua com os devidos cuidados para evitar a contaminação pela Covid-19. O uso de máscara segue mantido no Santuário Eucarístico e na Catedral Metropolitana, durante a procissão e espaço aberto. Algumas celebrações serão transmitidas ao vivo nos canais oficiais da Arquidiocese e em emissoras de rádio.
Para a procissão, que iniciará na Catedral de Maceió, no Centro, com primeira parada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e, em seguida na Igreja Bom Jesus dos Martírios, seguindo até a Praça Centenário, onde acontecerá a solenidade final presidida por Dom Antônio Muniz, as vias serão interditadas a partir do meio-dia, para a confecção dos tapetes da procissão. A interdição seguirá até às 21h, horário previsto para o encerramento das celebrações.
O tradicional tapete de Corpus Christi será feito nas ruas o carro com o Santíssimo Sacramento passará, no seguinte trajeto: Rua do Sol, Ladeira do Martírios e Av. Moreira e Silva até a Praça Centenário.
Durante a procissão, marcada para às 16h, serão realizados três momentos com a Bênção Solene do Santíssimo Sacramento nas seguintes Igrejas: Igreja Nossa Senhora do Rosário – Santuário Arquidiocesano Eucarístico; Igreja Bom Jesus dos Martírios;
Em frente ao Colégio Nossa Senhora do Amparo, onde será a Missa.
Confira a programação:
Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
TEMA: “Pão em todas as mesas” (cf. At 2,46)
06h – Celebração Eucarística
09h – Concelebração Eucarística
12h – Celebração Eucarística
16h – Procissão do Santíssimo Sacramento- TRAJETO: Rua do Sol, Ladeira do Martírios, Av. Moreira e Silva até a Praça Centenário.
19h – Concelebração Eucarística
Interdições e desvios no trânsito
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que a Rua do Sol e a Avenida Moreira e Silva, do Centro até o Farol, serão totalmente interditadas, das 16h até às 20h, para garantir a segurança viária dos participantes da celebração de Corpus Christi.
Com a interdição, as linhas de ônibus e os veículos precisarão acessar uma rota de desvio. Os ônibus que vão com destino ao Centro, devem seguir pela Rua Íris Alagoense, nas proximidades do Posto BR, continuam pelas avenidas Governador Afrânio Lages (conhecida como Leste-Oeste) e Francisco de Menezes, depois pelas ruas Cincinato Pinto, Barão de Penedo e Buarque de Macedo, e por fim, continua pela rota habitual.
Já para os veículos, também devem acessar a Rua íris Alagoense, nas proximidades do Posto BR, seguem pelas ruas Doutor Sebastião Grangeiro e Capitão Samuel Lins, descendo pela ladeira do Mirante Santa Terezinha, chegando à Avenida Moreira e Silva, no Centro e segue para o destino desejado.
Agentes de trânsito estarão presentes durante todo o evento, para orientar quem transita no local e garantir que a segurança viária de todos.
Confira o mapa da interdição e do desvio de rota: