20/07/2022 às 17h03min - Atualizada em 20/07/2022 às 17h03min

Crianças entre 3 e 5 anos de idade podem ser vacinadas com a CoronaVac em Alagoas

Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

Após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), crianças com idade entre 3 e 5 anos já podem ser vacinadas em Alagoas contra Covid-19 com o uso da CoronaVac.

De acordo com a nota técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde, o início da vacinação será feito de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados. Em Alagoas, 110.711 crianças de 3 e 4 anos devem ser vacinadas com a CoronaVac.

O Ministério da Saúde orienta que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pela pasta.

No Brasil, as crianças com até 4 anos de idade apresentaram, entre 2020 e 2022, até o mês de junho, uma taxa de incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 de 180,75/100 mil habitantes, com letalidade entre os casos de SRAG de 8% em menores de 6 meses e de 4% em crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Ainda segundo o MS, no decorrer da pandemia, foi observado que crianças e adolescentes desenvolveram mais frequentemente formas assintomáticas e oligossintomáticas da Covid-19, o que levou a uma menor identificação e consequentemente testagem. Além disso, observou-se que crianças e adolescentes apresentaram menor número e gravidade dos sintomas de infecção pelo SARS-CoV-2 comparativamente aos adultos, sendo também menos propensos que os adultos a desenvolver Covid-19 grave.

A Anvisa aprovou em 15 de dezembro de 2021 a ampliação do uso da vacina Pfizer/Cominarty para aplicação em crianças de 5 a 11 anos de idade. No dia 17 de janeiro de 2022, o Ministério da Saúde incluiu a vacina Pfizer pediátrica para esta faixa etária e no dia 20 de janeiro de 2022 a vacina CoronaVac recebeu aprovação da agência regulatória para a ampliação da faixa etária de 6 a 17 anos de idade, no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021.

*Com assessoria


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp