Vários pontos de Maceió ficaram alagados por causa das fortes chuvas que caem desde a madrugada desta terça-feira (15). Até as 9h, a Defesa Civil já tinha registrado pelo menos oito ocorrências. Um bebê de 10 meses desapareceu no deslizamento de barreira na Chã da Jaqueira.
Em Fernão Velho, um morador gravou um vídeo em que mostra ruas tomadas pela água e muito lixo boiando (assista acima). As chuvas também provocaram um deslizamento de barreira na ladeira do bairro. O barro invadiu a pista, colocando em risco os motoristas que trafegam na região. Em abril, um outro deslizamento interditou o local por dias.
No bairro do Pinheiro, a Rua Miguel Palmeira também ficou completamente alagada, impedindo a passagem de veículos de pequeno porte. Os motoristas até tentavam acessar a rua, mas voltavam para a Av. Fernandes Lima quando percebiam o risco para os carros.
Com os motoristas reduzindo a velocidade por causa da pista molhada e mais gente evitando o transporte público, as principais avenidas da cidade registraram grande congestionamento nesta manhã.
Na Rua Soldado Eduardo dos Santos, na Jatiúca, a situação também ficou complicada. O problema na região é antigo e sempre há registros de alagamentos e crateras. Um motorista tentou passar com o carro, mas o veículo quebrou.
"Estava indo para a empresa quando tentamos passar aqui e o veículo quebrou. Não vimos um buraco e empenou o carro", disse o motorista.
No Tabuleiro, um motorista registrou alagamento no túnel do viaduto da antiga sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inaugurado no final de 2019. Por causa do volume de água, os carros não conseguiam passar pelo local.
Transtornos também foram registrados no Mercado da Produção, no bairro da Levada. A água invadiu os corredores do estabelecimento, deixando tudo alagado (veja vídeo abaixo).
Os comerciantes disseram que a água baixou no meio da manhã e que não perderam os produtos.
Deve continuar chovendo em todo o estado nesta terça, segundo a previsão do tempo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Em alguns pontos de Maceió, já choveu mais de 100 milímetros.
"Desde a madrugada já choveu bastante e estamos em situação de alerta, principalmente porque há risco de deslizamento e transbordo de pequenos riachos, como o de Jacarecica, que está a 30 centímetros de transbordar", disse o meteorologista Vinícius Pinho.
A chuva vai continuar até o fim de semana."Vamos ter muita chuva ao longo da semana, que deve ocorrer também até a próxima semana, com menos intensidade", disse.