Os rodoviários de Maceió aceitaram, nesta última sexta-feira (24), a proposta de reajuste oferecida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), após várias rodadas de debates.
A proposta foi aceita em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário no Estado de Alagoas (Sinttro-AL) e concede um reajuste de 8,47% tanto no salário como no ticket-alimentação e no plano de saúde.
O aumento foi acima do valor da inflação no período (5,47%) e representa ganho real para a categoria. O acordo, considerado extremamente positivo por ambas as partes, mostra o empenho das empresas em fortalecer o transporte público de Maceió, mesmo em meio aos sucessivos aumentos no preço do diesel nos últimos anos.
Além do novo reajuste, houve ainda o investimento na renovação da frota, incluindo unidades com ar-condicionado. Foram adquiridos 25 novos ônibus no início de 2023, com a previsão de mais aquisições no final de março e entre os meses de abril e maio.
Com a decisão, as negociações chegam ao fim sem greves no transporte público, que prejudicariam a vida da população.
*Com Assessoria