09/07/2023 às 09h18min - Atualizada em 09/07/2023 às 09h18min

Foz do Salgadinho: Alurb retirou mais de 120 toneladas de lixo, após as chuvas em Maceió

Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Após as intensas chuvas que ocorreram na capital nesta sexta-feira (7) e na madrugada de sábado (8), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) já recolheu aproximadamente 122 toneladas de lixo, provenientes do descarte irregular em diversos pontos da cidade, na foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida.

Durante o período chuvoso, a operação é intensificada nessa área devido à grande quantidade de resíduos que são arrastados para a faixa de areia pelo córrego junto com as águas pluviais.

Com o auxílio de máquinas, os agentes de limpeza da Alurb estão trabalhando arduamente na varrição e coleta de itens como latas, garrafas de vidro, garrafas PET, plásticos em geral e até mesmo objetos volumosos, como sofás, camas e colchões.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, ressalta a necessidade dessa ampliação devido à quantidade de lixo levada pelas águas pluviais. Ele afirma: "Durante o período chuvoso, a situação na foz do Riacho Salgadinho fica complicada, pois uma grande quantidade de lixo é arrastada pelas águas. A prática do descarte irregular realizada na cidade prejudica nosso trabalho e agride o meio ambiente".

As equipes continuam trabalhando no local para retirar mais resíduos da região. Estima-se que cerca de 50 toneladas de lixo ainda serão recolhidas até o final do sábado.

Além da limpeza na Foz do Salgadinho, a Alurb está atuando em outros serviços em toda a cidade para minimizar os impactos causados pelas chuvas. A limpeza de canais, por exemplo, está sendo realizada em córregos e grotas previamente mapeados, facilitando o escoamento das águas pluviais e evitando alagamentos.

Para prevenir acidentes, equipes de poda e supressão de árvores estão trabalhando em Fernão Velho, Avenida Leste Oeste e Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. Além disso, equipes de emergência estão prontas para lidar com quedas de árvores.

"Estamos em alerta para evitar qualquer acidente ou transtorno aos cidadãos. Nossos serviços estão focados nas áreas de maior urgência, buscando minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a capital", completa Teófilo.

*com Assessoria 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp