13/07/2023 às 09h57min - Atualizada em 13/07/2023 às 09h57min

Ilumina Maceió registrou mais de 10 mil chamadas no primeiro semestre de 2023

Assessoria
Foto: Ascom Ilumina

Qualquer cidadão maceioense com acesso à internet em um aparelho móvel pode acionar os serviços da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) e, solicitar, por exemplo, o conserto de uma lâmpada, denunciar um caso de vandalismo ou até mesmo informar a necessidade de instalação de uma rede de iluminação pública.

Isso se deve ao aplicativo Ilumina Maceió, promovido pela Ilumina, com o objetivo de facilitar a comunicação entre a população e a gestão municipal. O app já se tornou o principal canal de atendimento aos maceioenses e, somente entre janeiro e junho deste ano, registrou 10.387 atendimentos.

Esse número representa mais de 50% do total de atendimentos realizado pela autarquia pública no mesmo período. Dados da Ilumina apontam que o bairro da Cidade Universitária teve o maior número de chamados no primeiro semestre de 2023, com 3.126 registros, seguidos pelo Benedito Bentes (2.430), Tabuleiro do Martins (1.452) e Jacintinho (1.027).

“Isso demonstra, sobretudo, que uma gestão moderna e prática está chegando para todos os maceioenses, como é pedido pelo prefeito JHC. O aplicativo é fácil de usar, intuitivo, responsivo e tem alcançado todos os pontos de Maceió, principalmente aqueles em que há um maior contingente populacional, em que encontramos situações de vulnerabilidade social e os resultados mostram que estamos conseguindo atender as pessoas, garantindo, por meio da iluminação pública, mais conforto, segurança e qualidade de vida para todos”, afirma Camila Porciúncula, diretora-presidente da Ilumina.

Foto: Ascom Ilumina

Foto: Ascom Ilumina

Foto: Ascom Ilumina

Retomada em setembro de 2022, a plataforma Ilumina Maceió disponibiliza o registro de uma ocorrência na palma da mão, permitindo que qualquer usuário tenha acesso aos principais serviços oferecidos pela Prefeitura na área da iluminação em poucos cliques.

“É um reflexo do comprometimento do órgão em estabelecer maior eficiência e conforto para os maceioenses”, reforça Camila.

"A partir do momento que o cidadão abre uma ocorrência é gerado um número de protocolo e já fica consignado um prazo para o atendimento da empresa", conta, ressaltando ainda que todos os prazos estimados podem ser acompanhados pelo próprio aplicativo.

Cumprindo o seu papel, o app tem demonstrado um resultado satisfatório e alta adesão do público: só este ano foi identificado o download do aplicativo em 1.949 dispositivos, totalizando o número de 2.334 aparelhos com a plataforma ativa. No topo dos registros, aparecem queixas de lâmpadas apagadas, seguidas por lâmpadas oscilando e lâmpadas acesas durante o dia. Podem ser registrados ainda casos de vandalismo, rompimento de cabos, falta de rede, entre outros.

Diariamente, equipes da Ilumina são enviadas para cumprir Ordens de Serviço (OSs) em todas as regiões de Maceió e o grande diferencial do aplicativo é que, quando se abre uma ocorrência, ela, de imediato, vira uma demanda para ser cumprida em até 72h pelas equipes da autarquia.

“O cidadão abre o chamado no aplicativo e esse chamado vai direto para a ordem de serviço da empresa. Imediatamente, ele vai entrar na fila do montante para ser despachado e atendido dentro do prazo”, enfatizou Porciúncula.

Ela esclarece ainda que ao serem acionadas, as equipes vão até o local constatar, de fato, do que se trata aquela ocorrência. “Acontece que o cidadão vê o poste apagado e abre um chamado, mas, chegando lá, a equipe de manutenção constata, por exemplo, que aquilo ocorreu por conta de um furto ou outro problema que necessite de um prazo maior. Nesses casos, nós mantemos a ocorrência em aberto enquanto buscamos a solução na maior brevidade possível”, detalha.

Os critérios utilizados pela Ilumina para cumprimento dessas OSs são o tempo na “fila”, urgência ou até mesmo proximidade geográfica, o que significa dizer que se uma equipe estiver realizando uma atividade externa e receber um chamado para um local próximo, ela pode já ir até o local e prontamente solucionar a demanda.

Além do app, a Ilumina pode ser acionada através do Disque Luz no 0800 031 9055 ou do canal de atendimento da Prefeitura de Maceió, no número 156. O aplicativo está disponível de forma gratuita para Android ou IOS e pode ser facilmente encontrado na loja de aplicativos de qualquer aparelho.

Passo a passo

Prático e intuitivo, uma ocorrência no app Ilumina Maceió pode ser aberta em até dois minutos. Depois de instalado, é preciso realizar um rápido e seguro cadastro. O usuário pode escolher seu login e senha ou através de sua conta Google e até mesmo do Facebook.

Uma vez dentro do aplicativo é só abrir uma ocorrência, a identificando pela etiqueta do poste ou pelo endereço da localidade, em que o cidadão vai apontar exatamente no mapa o local daquela ocorrência, o que facilita com que as equipes encontrem e solucionem a demanda.

O cidadão poderá informar ainda o tipo de ocorrência, realizar observações sobre a demanda e até mesmo anexar imagens. Aberto o chamado as equipes têm um prazo de 72h para atendê-lo e o solicitante pode acompanhar a ocorrência também pelo aplicativo.


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