19/07/2023 às 17h45min - Atualizada em 19/07/2023 às 17h45min

Fraude no medidor de energia: proprietário de posto de combustível em Maceió é preso

Foto: Reprodução

O proprietário de um posto de combustível no bairro do Sobral, em Maceió, foi preso, nesta terça-feira (18), durante uma operação conjunta realizada pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), através do 1º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas. A ação, denominada "Gato Adulterado", descobriu uma fraude no medidor de energia elétrica, levando o proprietário da unidade consumidora à delegacia para esclarecimentos, seguindo os procedimentos legais.

A equipe técnica de inspeção da Distribuidora identificou indícios de irregularidades no medidor de energia elétrica do posto de combustível em 11/07. Após o trâmite administrativo, o medidor foi retirado, lacrado e rastreado para aferição em laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), sendo substituído por um novo medidor.

Contudo, durante uma nova inspeção nesta terça-feira (18), para confirmar a leitura do novo medidor, a equipe técnica da Equatorial encontrou outro medidor e lacres distintos dos que foram instalados em 11/07. A análise apontou que a energia perdida estimada foi de aproximadamente 100.000 kWh, o suficiente para abastecer mais de 600 residências durante um mês inteiro.

A Equatorial Alagoas tem intensificado as ações de combate às perdas desde que assumiu a concessão de energia no estado. Em parceria com a secretaria de segurança, a distribuidora utiliza técnicas e ferramentas de inteligência, além de equipamentos de monitoramento remoto para identificar fraudes tanto em grandes consumidores como em consumidores menores.

Vale ressaltar que o furto de energia elétrica, conhecido como "gato", e a fraude nos medidores são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a distribuidora enfatiza a importância de combater e inibir tais práticas para garantir a qualidade da energia elétrica fornecida aos alagoanos.

Para denunciar ligações clandestinas e irregulares, é possível entrar em contato anonimamente com a Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96 ou acessar o site al.equatorialenergia.com.br e utilizar a aba "Quero denunciar uma fraude". 

No site, o cliente pode fornecer informações detalhadas sobre a situação, incluindo endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e a opção de anexar imagens e vídeos para auxiliar na análise do caso. Após o registro no sistema, uma equipe será enviada para realizar a inspeção. A colaboração de todos é essencial para garantir a integridade do sistema elétrico e coibir práticas ilegais.

*com Assessoria 


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp