No Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (02), os cemitérios públicos e particulares de Maceió prepararam programação religiosa, que envolve missas, cultos, bênçãos e atendimento espiritual, para os que pretendem realizar visitas. Ao todo, são esperadas mais de 20 mil pessoas nos campos-santos da capital.
Além disso, os locais terão tendas e cadeiras para que as pessoas se acomodem e a distribuição de rosas como homenagem. Todos os cemitérios públicos, incluindo o Divina Pastora, Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora Mãe do Povo, funcionarão das 8h às 17h.
Missas que serão realizadas os cemitérios públicos:
Cemitério Nossa Senhora da Piedade (Prado) – 08h, 10h, 12h, 14h e 16h
Cemitério São Luiz (Santa Amélia) – 09h e 16h
Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo (Jaraguá) – 09h (Igreja Santa Cruz)
Cemitério Nossa Senhora do Ó (Ipioca) – 07h
Cemitério Divina Pastora (Rio Novo) – 16h
Cemitério São José (Trapiche) – As celebrações acontecerão na Igreja Matriz São José, devido a reformas na capela do Cemitério
No Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, localizado no bairro Mangabeiras, as celebrações serão realizadas em dois horários: às 10h presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, e às 16h.
Parque das Flores
No Parque das Flores, às 10h, será celebrada a Missa com o padre Francisco Teixeira, acompanhado por Ana Costa e Patrick Gioseppe. Às 16h, o padre irá celebrar novamente a Missa, acompanhado por Jonas Melo.
Eco Memorial
No Eco Memorial, às 9h30 acontece um culto evangélico com a pastora Jane Vasco, da Igreja Renovo. Já às 11h, haverá a missa católica com o frade Aurílio, da Paróquia São Pedro Pescador. Por fim, às 15h, será realizada uma palestra espírita com o líder espiritual Vitor, do Nosso Lar.
Memorial Parque Maceió
No Memorial Parque Maceió, o Dia de Finados começa com atração musical, com apresentação do Quarteto Ritmos. Às 9h, um momento do grupo terapêutico do luto Projeto Recomeçar. Às 10h, haverá a missa com o padre Ramires.
Manutenção
Os serviços de manutenção foram iniciados no último dia 16 de outubro pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana, pasta responsável pela administração dos campos-santos.
"Nós começamos com antecedência os mutirões de limpeza, pequenos reparos e pintura, para que desse tempo suficiente de atender os oito cemitérios públicos da capital. As pessoas que irão visitar seu ente querido encontrarão locais limpos e organizados", disse o coordenador dos cemitérios de Maceió, Tarcísio Palmeira.
Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro
Fechado desde outubro de 2020, devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio foi reaberto para a visitação em outubro de 2021. O local também passará por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis.
Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Para este ano, o funcionamento será igual aos outros cemitérios públicos, não sendo necessário agendamento prévio para visitação.
Endereço dos cemitérios públicos:
Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;
São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;
Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;
Nossa Senhora Mãe do Povo: Rua Dr. Zeferino Rodrigues, 1 - Pajuçara;
Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;
Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;
Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;
São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia.
Fonte: Cada Minuto