08/11/2023 às 09h20min - Atualizada em 08/11/2023 às 09h20min

Reforma tributária avança no Senado e deve ser votada hoje

Entre as principais medidas, a reforma unifica 5 impostos e prevê isenção de produtos da cesta básica. CCJ ainda precisa analisar os destaques, possíveis alterações no texto-base

Senado — Foto: Reprodução

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária. O placar foi de 20 votos a 6.


A aprovação da reforma tributária na CCJ representa mais um avanço na discussão, que já dura quase três décadas, sobre um novo sistema tributário no país.


De acordo com o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner, a PEC deve ser votada no plenário da Casa nesta quarta-feira (8).


Se for aprovada no plenário, terá de voltar à Câmara – que já analisou o texto em julho, mas terá de avaliar as modificações feitas pelos senadores.


O governo, grande parte dos economistas e do setor empresarial entendem que a reforma tributária vai impulsionar a economia do país, na medida em que vai simplificar o sistema de cobrança de impostos, considerado ineficiente e repleto de distorções que custam caro.


Além disso, a avaliação é que a reforma poderá baixar preços, já que vai dinamizar a produção.


Fonte: G1




Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp