15/04/2024 às 13h29min - Atualizada em 15/04/2024 às 13h29min

Lula “bate o martelo” e define novo salário mínimo; veja o valor

Nesta segunda-feira (15/4), o governo federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2025, propondo um aumento no salário mínimo para R$ 1.502. Este valor representa um reajuste de 6,37% sobre o piso atual de R$ 1.412, seguindo a política de valorização do salário mínimo instituída durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PLDO 2025 marca uma mudança nas metas fiscais do governo, com a projeção de um déficit zero, contrastando com as expectativas anteriores de um superávit. Esta decisão reflete os ajustes nas estratégias de gestão fiscal do governo Lula em seu terceiro mandato.

A proposta será detalhada ainda nesta segunda-feira por secretários dos Ministérios do Planejamento e Orçamento e da Fazenda, esclarecendo as diretrizes para a elaboração do segundo orçamento federal sob a atual administração.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) desempenha um papel crucial na administração pública federal, estabelecendo metas, prioridades e diretrizes de política fiscal. Ela serve como guia para a Lei Orçamentária Anual (LOA), responsável por estimar receitas e fixar despesas do governo para o ano subsequente. A LOA deve ser enviada ao Congresso até o dia 31 de agosto.

O aumento proposto para o salário mínimo tem potencial para influenciar positivamente o poder de compra dos trabalhadores brasileiros e estimular a economia, especialmente em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia. No entanto, também impõe desafios para a administração pública na manutenção do equilíbrio fiscal, tendo em vista as metas de déficit zero projetadas para 2025.


Fonte: BR-104


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp