16/04/2024 às 10h04min - Atualizada em 16/04/2024 às 10h04min

SAIBA O QUE MUDA COM AS NOVAS REGRAS DE ARBITRAGEM DO BRASILEIRÃO

FAF

A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável por regular as regras do futebol mundial, anunciou as mais recentes atualizações que entrarão em vigor a partir de julho de 2024. Entre as mudanças destacam-se as revisões nas penalidades para infrações de mão não intencionais e invasões durante situações de pênalti.


As novas diretrizes da IFAB poderão ser implementadas imediatamente em torneios que tenham início antes de julho, incluindo o Brasileirão. Dessa forma, as regras já estão em vigor desde o último sábado, dia 13 de abril, marcando o início das competições organizadas pela CBF.

Nas competições em andamento, as novas regras serão aplicadas a partir das seguintes fases:

– Copa do Brasil – 3ª Fase

– Copa do Nordeste – Semifinal

– Copa Verde – Final

– Feminino A1 – 2ª Fase

– Brasileirão Sub-20 – 2ª Fase

– Brasileirão Feminino Sub-20 – 2ª Fase

– Copa do Brasil Sub-17 – Semifinal

Visando garantir uma transição suave para as novas regras, mais de 100 árbitros, assistentes e árbitros VAR, incluindo aqueles com escudo FIFA e experiência nas Séries A e B, participaram de um treinamento especial realizado no Rio de Janeiro.

As mudanças nas regras incluem:

**Infrações de mão não intencionais em situações de pênalti:**

– As penalidades disciplinares para infrações de mão não intencionais dentro da área foram equiparadas às situações de pênalti disputadas pela bola.

– Se um jogador, em uma situação defensiva, não impedir intencionalmente um ataque promissor com a mão/braço, por exemplo, estendendo o braço de forma antinatural dentro da área, ele não será advertido.

– Se um jogador, em uma situação defensiva, não impedir intencionalmente uma clara oportunidade de gol com a mão/braço dentro da área, ele será punido com um cartão amarelo.

**Invasões durante situações de pênalti:**

– Para o ataque: se um companheiro de equipe do batedor invadir a área antes da cobrança e isso lhe conceder vantagem para disputar a bola, tocar nela, tentar marcar gol ou criar uma nova oportunidade, o árbitro punirá a infração com um tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e um gol for marcado, a penalidade será repetida.

– Para a defesa: se um jogador de defesa invadir a área antes da cobrança e isso lhe conceder vantagem para disputar a bola, impedir um adversário não invasor de marcar gol ou criar uma oportunidade para sua equipe, a cobrança de pênalti será repetida.

**Sexta substituição**

Outra mudança importante foi no protocolo médico para as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A CBF anunciou, que, a partir de agora, haverá a possibilidade de substituição extra de jogadores por causa de concussões.

Será responsabilidade dos médicos da equipe reconhecer os sintomas e indicar a substituição, que não será contabilizada. Será permitida uma por time.

Os médicos das equipes vão portar um cartão vermelho que deverá ser apresentado ao árbitro. Também caberá ao médico do clube responder a um questionário apontando sintomas e tratamento realizados.

As Séries A e B foram escolhidas por contarem com árbitro de vídeo, que permite uma revisão dos lances e dos possíveis choques.

A medida segue determinações adotadas para as eliminatórias para a Copa do Mundo Masculina 2026 e a Copa do Mundo Feminina 2023.


Link
Comentários »
OLÁ - NA MIRA ZAP
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp