O Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió realizou, na tarde desta quinta-feira (18), mais uma reunião. O encontro debateu pautas antirracistas e recebeu a militante e assessora cultural, Tamires Maria, e o defensor público Isaac Souto.
A coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió, Arísia Barros, destacou a importância das reuniões do comitê para o fortalecimento de ações contra o racismo na capital alagoana.
“É maravilhoso ver como a Prefeitura de Maceió está abordando questões tão relevantes como a luta antirracista de forma tão profunda e inclusiva. Trazer uma militante negra de fora de Maceió para compartilhar sua experiência é fundamental para entender as especificidades do racismo, em diferentes contextos, e fortalecer o movimento. Também é muito significativo ouvir o ponto de vista do defensor e discutir a importância dos aliados no processo de combate ao racismo”, disse Arísia.
Tamires reforçou a necessidade de discussões e elaboração de políticas públicas para a população negra. “Queremos oportunidades iguais para todos. Existir um comitê como este é importantíssimo para que a gente una forças e reforce a nossa luta”, afirmou a militante.
O defensor público Isaac Souto ressaltou, também, a necessidade da discussão sobre o racismo e a criação de ambientes, como o comitê, para difundir informações sobre o tema.
“O caminho é árduo, difícil. No dia a dia, não podemos permitir práticas racistas e o conhecimento é a arma para mudar a realidade. O racismo adoece, mata e precisamos mudar esta realidade”, pontuou o defensor.
Presente à reunião, a secretária municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes, reforçou que o trabalho feito pelo comitê tem rendido boas discussões e efetivação de ações para combater o racismo na capital alagoana.
“Reunir o comitê é sinônimo de muita informação e troca de conhecimento. Ter um grupo comprometido faz toda a diferença, quando a gente está junto, a gente consegue voar e alcançar resultados incríveis”, finalizou Ana Paula.