Diariamente, equipes de limpeza realizam uma programação de serviços nos campos santos da capital, que são administrados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
Por conta do período chuvoso, os cemitérios públicos de Maceió recebem, a partir desta semana, um reforço na limpeza, capinação, varrição, pinturas das áreas comuns e o recolhimento de resíduos gerados por quem frequenta os locais ao fazer visitas aos jazigos.
Nesta quinta-feira (18), o mutirão de limpeza foi encaminhado para o Cemitério Divina Pastora, localizado em Rio Novo. Também durante esta semana, o Cemitério São José, no Trapiche da Barra, o maior da capital, receberá os serviços.
O coordenador-geral de serviços funerários, Tarcísio Palmeira, afirma que durante o período chuvoso amplia a necessidade de serviços constantes nos campos santos. "Com as chuvas, a vegetação cresce mais rápido e, com isso, temos que aumentar a constância das equipes de limpeza nestes locais. Então, durante as próximas semanas, estaremos realizando esse serviço e preservando a memória das pessoas sepultadas", disse.
No próximo mês de maio, para o Dia das Mães, a Prefeitura de Maceió, por meio da Alurb, planeja a execução de uma série de mutirões, em todos os oito cemitérios públicos da capital, visando deixar os ambientes limpos e confortáveis para quem for visitar os jazigos.
Endereço dos cemitérios públicos de Maceió:
Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;
São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;
Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;
Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;
Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;
Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;
São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia;
Cemitério Mãe do Povo: Rua Dr. Zeferino Rodrigues, 1 - Pajuçara.